ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Bombeiros dão dicas de segurança para quem vai viajar ou “curtir” em balneário

Na água, evite brincadeiras perigosas, como “caldo” e competição de apneia

Aline dos Santos | 26/02/2022 15:51
Neste Carnaval, Corpo de Bombeiros dá orientações para evitar afogamentos.
Neste Carnaval, Corpo de Bombeiros dá orientações para evitar afogamentos.

O Corpo de Bombeiros tem um manual com medidas preventivas para os dias do Carnaval, em que muitas pessoas viajam ou curtem o descanso em piscinas e balneários. Antes da viagem, as orientações são fechar o registro do gás de cozinha e desligar equipamentos elétricos.

Na estrada, a dica é ficar atento à hidratação (água mineral e sucos), levar na bagagem os medicamentos de uso contínuo, não dirigir cansado ou sob influência de álcool ou drogas, respeitar sinalização e limite de velocidade, além de manter o veículo com a manutenção em dia.

Em piscinas e rios, a orientação é tomar cuidado com as brincadeiras que coloquem a segurança em risco: como “briga de galo”, “caldo” e competições de apneia (segurar o fôlego).  Pais e responsáveis devem dedicar atenção integral às crianças.

Sempre que for nadar, avise um parente sobre o local para onde está indo e a hora programada para retorno.

Caso presencie um afogamento, só tente salvar a vítima se for habilitado e esteja em boas condições físicas para a ação; caso contrário, se for possível a aproximação, lance algum objeto flutuante (boia, isopor, prancha) que ajude a vítima a flutuar ou que possa agarrar e ser tracionada para a margem (cordas, galhos com boa resistência).

Acione o guarda vidas ou o Corpo de Bombeiros Militar por meio do telefone de emergência 193.

Nos siga no Google Notícias