ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 32º

Política

Deputados arquivam opção de pagar fatura na hora do corte do serviço

Com a decisão dos parlamentares, a proposta não segue para segunda votação na Casa de Leis

Leonardo Rocha | 06/05/2020 10:45
Votação em videoconferência na Assembleia Legislativa (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)
Votação em videoconferência na Assembleia Legislativa (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)

Os deputados arquivaram dois projetos na sessão de hoje (06), que tratavam da possibilidade de consumidores pagarem a fatura da conta de água e energia elétrica na hora do corte do serviço e a isenção do pagamento de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para jovens de baixa renda.

A primeira proposta de Marçal Filho (PSDB) permitia ao cidadão pagar sua fatura atrasada de água e luz, na hora que as empresas fossem realizar o corte do serviço, ou no prazo máximo de 2 horas. Também abria a possibilidade de parcelar esta dívida. Com placar apertado, foram 12 votos contra e 10 a favor.

Já a segunda matéria, que também foi derrubada, criava um programa para conceder  CNH gratuita a jovens carentes, que teriam que passar por todas as fases do processo, mas não precisaria pagar  os valores para aulas e exames. Foram 15 votos contra e 7 a favor.

A justificativa dos parlamentares é que um programa de isenção precisa ser proposto pelo governo estadual, já que exige impacto financeiro. “Quando falamos em isenção de taxa é sobre um serviço direto que está sendo prestado, só o governo pode propor e organizar este custo”, disse o líder do Governo, o deputado Gerson Claro (PP).

Com esta decisão, os dois projetos serão arquivados e sequer seguem para segunda votação na Casa de Leis. As matérias já tinham recebido parecer contra da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), por serem considerados inconstitucionais.

Nos siga no Google Notícias