ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Usina Porto Primavera reduz vazão para preservar volume de água em reservatório

A medida é para assegurar a geração de energia elétrica nos próximos meses

Por Aline dos Santos | 29/03/2024 11:28
Usina Porto Primavera fica na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo. (Foto: Divulgação/Cesp)
Usina Porto Primavera fica na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo. (Foto: Divulgação/Cesp)

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) inicia amanhã (dia 30) a redução da vazão mínima da usina hidrelétrica Porto Primavera, localizada no Rio Paraná, em Batayporã, na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo. A empresa segue determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e do Ministério de Minas e Energia.

A medida é para preservar estoques de água para os próximos meses nos reservatórios, assegurando a produção de energia elétrica.

De acordo com a determinação do ONS, o patamar mínimo deverá ser reduzido de forma gradual e controlada, passando dos atuais 4.600 m³/s (metros cúbicos por segundo) para 3.900 m³/s até quarta-feira (dia 3). A manobra pode se estender até o fim de outubro.

A empresa informa que, conforme plano de trabalho apresentado ao Ibama, será feito monitoramento ambiental ao longo de 100 km do rio Paraná, nos trechos compreendidos entre Porto Primavera e a foz do rio Ivinhema.

"A Cesp trabalha pautada no desenvolvimento sustentável e na preservação da biodiversidade, assim como na conservação dos nossos recursos hídricos. Durante todo o período de operação, equipes multidisciplinares, com ampla experiência na área de ecologia, estarão à frente das atividades de monitoramento, avaliação e rastreio de possíveis ocorrências ambientais. A população pode comunicar qualquer ocorrência identificada para a empresa pelos nossos canais de atendimento", afirma o gerente executivo de Geração da companhia, Luís Paschoalotto.

Para esclarecer dúvidas e relatar ocorrências, entre em contato por meio do whatsapp (11) 93032-6699.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias