ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Período de cheias no Pantanal caiu de 6 para 2 meses, aponta pesquisa

Redução é fruto de mudanças climáticas, mas também de desmatamento no Brasil

Guilherme Correia | 30/09/2021 12:07
Região da Serra do Amolar, em 2020, durante período de seca. (Foto: Direto das Ruas)
Região da Serra do Amolar, em 2020, durante período de seca. (Foto: Direto das Ruas)

O Pantanal tem alagado menos e o período em que fica inundado diminuiu. Levantamento feito pelo MapBiomas indica que o período de cheia durava cerca de seis meses na década de 1980, mas agora, dura apenas dois.

No ano passado, que registrou recorde em focos de incêndio, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a cheia atingiu apenas 1,5 milhão de hectares, a menor desde 1988, quando a rede passou a monitorar esses dados.

Segundo o engenheiro agrônomo Eduardo Rosa, que integra o MapBiomas, a redução de água no Pantanal ocorre por conta da variação climática, enfrentada pelo mundo todo, mas também por desmatamentos em diversos biomas brasileiros.

Em entrevista ao jornal O Globo, Rosa ressalta que o bioma pantaneiro depende de outras partes do Brasil. “Depende de quanto é possível reflorestar em matas ciliares e recuperação de nascentes na área de planalto da Bacia do Alto Paraguai. E também da Amazônia, que é de onde vem a chuva para a região”.

Não apenas a ação do homem registrada na região pantaneira ocasiona tal fenômeno. A exploração predatória na Amazônia e Cerrado fazem com que aconteçam menos chuvas, oriundas da água de rios de outros lugares. Segundo o instituto, o Pantanal tem cerca de 83,8% de sua vegetação nativa preservada. Entretanto, no planalto de Mato Grosso, cerca de 56,6% da terra já foram desmatadas.

Em meados de julho a outubro, período de seca, registram também mais incêndios. A parcial deste ano é de pelo menos 4,9 mil focos registrados pelo Inpe. No mesmo período, do ano passado, foram 17,4 mil.

Vale lembrar que, de 1985 a 2020, cerca de 1,8 milhão de hectares do Pantanal foram ocupados pelo homem. Na Bacia do Alto Paraguai, presente no Mato Grosso do Sul, 40% da área possui uso agropecuário.

Incêndios nesta semana, no Pantanal de Corumbá. (Foto: Corpo de Bombeiros Militar)
Incêndios nesta semana, no Pantanal de Corumbá. (Foto: Corpo de Bombeiros Militar)

Ação no STF - Recentemente, 32 ONGs (Organizações Não Governamentais) enviaram carta ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, e à vice-presidente da casa, ministra Rosa Weber, para que determinem urgência no andamento de uma ação que obriga o governo federal e os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul a atuarem para evitar queimadas no Pantanal.

O documento é assinado por organizações como O Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica e Greenpeace Brasil.

Segundo apurado pelo O Globo, a ação pode demorar na Justiça, por conta da demora na indicação do novo ministro pelo presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), que deverá ser o ex-advogado-geral da União, André Mendonça.

Nos siga no Google Notícias