ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Lado Rural

Em MS, ministra garante celeridade em seguro a afetados por estiagem

Governo do Estado decretou emergência em todos os 79 municípios por seca, que já força uso de caminhões-pipa

Adriel Mattos | 13/01/2022 18:25
Secretário Eduardo Riedel representou o Governo do Estado na visita. (Foto: Reprodução/Instagram)
Secretário Eduardo Riedel representou o Governo do Estado na visita. (Foto: Reprodução/Instagram)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), visita nesta quinta-feira (13) propriedades rurais afetadas pela estiagem em Mato Grosso do Sul. A agenda faz parte de uma série de visitas para verificar os prejuízos da seca no Centro-Sul do País.

Tereza ainda deve se reunir com lideranças dos produtores rurais da região de Naviraí. Nesta semana, ela já esteve no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

A comitiva conta com secretários do ministério, diretores do Banco do Brasil e do Banco Central, além do presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Guilherme Ribeiro; e do presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Celso Moretti.

Decreto – No início do mês, o governo do Estado decretou situação de emergência devido à estiagem nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) relatou que a seca já força produtores de aves e suínos a buscarem água com caminhão-pipa. Situação registrada, por exemplo, em Vicentina, a 248 km de Campo Grande.

“O volume de chuva foi muito pequeno. Essa medida ajuda muito o setor produtivo, que está tendo grande prejuízo. Parece que teremos um trimestre com chuva abaixo da média. O produtor poderá acionar o seguro, Proagro [Programa de Garantia da Atividade Agropecuária], buscar com as instituições financeiras a possibilidade de ampliação do pagamento da dívida. Abre a possibilidade de alguma renegociação”,  disse em 3 de janeiro.

A medida auxilia os produtores rurais a reduzir prejuízos nas lavouras e granjas, pois serve de ferramenta para que possam acionar o seguro agrícola e renegociar parcelas de financiamento. A iniciativa do governo foi comemorada pelos produtores.

O presidente da Aprosoja-MS (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), André Dobashi, destacou que a safra de soja do Estado está em período de enchimento de grãos, e que já se percebe que nos municípios de solo arenoso, onde a semeadura foi feita de forma antecipada, já tem uma produtividade prejudicada. “Alguns até já tem produtividade zero. Vamos a campo fazer este levantamento in loco, para apresentar a real situação deste impacto da seca na produção”.

Nos siga no Google Notícias