ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Irmãos revivem história dos avós com sobá e tempurá de Okinawa

Com horas de preparação, do jeitinho que os avós ensinaram, irmãos abriram negócio após muitos pedidos

Thailla Torres | 20/05/2022 07:57
Fabiana e Fabrício abriram o novo negócio juntos na Rua Paraíba. (Foto: Kísie Ainoã)
Fabiana e Fabrício abriram o novo negócio juntos na Rua Paraíba. (Foto: Kísie Ainoã)

Fabiana Marla Shimabukuro Cherubin, de 41 anos, e Fabrício Marcos Shimabukuro, 44, cresceram vendo a família e os avós fazerem os pratos típicos de Okinawa, do jeitinho mais tradicional possível. Não é à toa que ao longo dos anos, os irmãos passaram a bater perna na cidade em busca de receitas que mantivessem o preparo original, mas não foi fácil.

Por isso, o sabor da comidinha feita em casa, com receita dos avós paternos e maternos, que são nascidos em Okinawa, nunca saiu da memória, e foram essas receitas que fizeram os dois irmãos das a volta por cima e abrir um novo negócio.

Sobá com caldo que é preparado durante o dia todo. (Foto: Kísie Ainoã)
Sobá com caldo que é preparado durante o dia todo. (Foto: Kísie Ainoã)

Tudo começou no início da pandemia. Eles eram franqueados de uma operadora de telefonia, quando a covid-19 tornou a situação econômica complicada de seguir adiante.

Tempos depois, Fabrício começou a fazer sobá beneficente junto com os amigos. Naquele momento, os vizinhos que já tinham experimentado a receita começaram a fazer pedidos, e os irmãos decidiram cozinhar a receita dos avós para venda.

Não demorou muito para o sabor conquistar toda a vizinhança e os irmãos verem uma “carta de clientes” na mão. Ao verem o quanto a receita dos avós ainda é capaz de proporcionar uma experiência saborosa, eles decidiram em 2022 abrir um espaço para atender os clientes.

Tempurá feito com legumes empanados e frito. (Foto: Kísie Ainoã)
Tempurá feito com legumes empanados e frito. (Foto: Kísie Ainoã)

Assim nasceu o Quintal do Sobá, na Rua Paraíba. De lá, a receita que chega à mesa é a mesma ensinada pelos avós. O caldo do sobá não tem nada de caldo pronto. Fabiana e Fabrício passam o dia todo fazendo ele. O tempurá de legumes é crocante, tem ainda o yakisoba e o yakimeshi. Outro prato que veio da família é o yakisakana, um salmão grelhado na manteiga acompanhado de gohan (arroz japonês), missoshiro (sopa) e salada de acelga.

O preço do sobá varia de R$ 28,00 a R$ 32,00.

“Desde que a gente se entende por gente, a nossa família faz esses pratos em casa, temos familiares com sobaria e amigos com barraca na feira, além disso, sempre estivemos envolvidos com a cultura e Associação Okinawa, Nipo, campeonatos de karaokê, então é como viver a história dos nossos avós. Além disso, fazemos questão de preparar tudo com muito carinho”, destaca Fabiana.

A sobaria fica na Rua Paraíba, 450, Jardim dos Estados. O horário de funcionamento é das 18h às 22h30, de segunda a sábado.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Pratos feito pelos irmãos são servidos no quintal. (Foto: Kísie Ainoã)
Pratos feito pelos irmãos são servidos no quintal. (Foto: Kísie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias