ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Em Campo Grande, crianças já recebem dose da Coronavac

Anvisa autorizou na quinta-feira (20) a aplicação do imunizante no público infantil

Ana Paula Chuva | 22/01/2022 11:04
Menino sendo imunizado contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: Divulgação | PMCG)
Menino sendo imunizado contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: Divulgação | PMCG)

Autorizada na quinta-feira (20) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a aplicação de Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, desde que não sejam imunossuprimidos, começou em Campo Grande neste sábado (22).

O uso do imunizante para o público foi incluído no Plano Nacional de Operacionalização das vacinas da covid, conforme nota técnica do Ministério da Saúde. A autorização da Anvisa para uso emergencial do imunizante considerou o esquema de duas doses com intervalo de 28 dias.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), estudos recentes mostram que a vacina é eficaz contra a doença. Análises de efetividade para diversos desfechos da covid-19 em aproximadamente 2 milhões de crianças de 6 a 16 anos de idade mostraram que após 7 dias da segunda dose da vacina, foi observada, em relação às crianças não vacinadas, uma efetividade de 74,23% (95%IC: 72,7-75,6) contra infecção por SARS-CoV2, 74,12% (95%IC: 72,375,7) contra covid-19 sintomática, e 90,24% (95%IC: 79,1- 95,4) contra hospitalização por covid-19.

No estudo, nenhuma das crianças que necessitou ingresso em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ou que veio a falecer era vacinada com Coronavac. Apesar de não ter havido mortes no grupo vacinado, o tamanho amostral não foi suficiente para analisar efetividade para este desfecho.

Atualmente, Campo Grande conta com aproximadamente 28 mil doses da Coronavac, que possibilitam avançar na vacinação de crianças e adolescentes. Até o início da manhã hoje, 6.263 crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades foram vacinadas na Capital. O público estimado nesta faixa etária é de 90 mil pessoas.

Vacinação - Vale lembrar que a vacinação de crianças é feita apenas com a presença de pais ou responsáveis legais, caso isso não seja possível, é preciso apresentar o termo de consentimento assinado e uma cópia do documento pessoal.

Hoje, diversas unidades de saúde, nas sete regiões urbanas e distritos da Capital, fazem plantão para imunização tanto do público infantil quanto do adulto.

Nos siga no Google Notícias