ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

Riedel e secretários divulgarão MS e defenderão verbas para o Pantanal nos EUA

O governador viaja nesta quarta-feira com Verruck e Eliane Detoni para Washington

Maristela Brunetto e Izabela Cavalcanti | 29/08/2023 14:15
Governador e secretários querem buscar investimentos para infraestrutura, incluindo retomada do transporte ferroviário (Foto: Arquivo/ Henrique Kawaminami)
Governador e secretários querem buscar investimentos para infraestrutura, incluindo retomada do transporte ferroviário (Foto: Arquivo/ Henrique Kawaminami)

O Governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), viaja nesta quarta-feira para os Estados Unidos junto com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e Eliane Detoni, do Escritório de Parcerias Estratégicas, com duas pautas para tratar no País. Primeiro, vão divulgar Mato Grosso do Sul com o propósito de atrair investidores, durante o evento Lide Brazil Development, nos dias 1º e 2, que leva uma comitiva de governadores, executivos da área financeira e parlamentares para o encontro em Washington. O outro tema é a captação de recursos do BID (Banco Mundial) para ações de recuperação e proteção do Pantanal.

Conforme Verruck informou esta manhã, Riedel deve fazer uma palestra falando de infraestrutura e áreas potenciais para investimentos, como a carteira de PPPs (parcerias público-privadas) administrada pelo Escritório comandado por Detoni, envolvendo áreas de transportes rodoviário e ferroviário, que está desativado em MS, entre outros projetos. O secretário também mencionou a fábrica de fertilizantes UFN3, ligada à Petrobrás, obra parada em Três Lagoas que aguarda definição sobre retomada.

Em relação à visita ao Banco Mundial, Verruck mencionou que será uma discussão intermediária a respeito de financiamento para ações de recuperação para a área ambiental, especificamente em relação ao Pantanal. Conforme ele, já há previsão de obtenção de US$ 100 milhões para ações envolvendo a bacia do Rio Taquari, degradado e um problema que se arrasta há décadas. Além disso, o governo estadual está em tratativas com a União para defender outros US$ 100 milhões para ações diretamente na região pantaneira, que atenda inclusive necessidades de ribeirinhos e aldeias. Conforme Verruck, o plano é fechar o projeto para ser apresentado formalmente em novembro, com a chancela do Governo Federal.

Nos siga no Google Notícias