ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

Governador participa de lançamento da pedra fundamental de ponte com Bolsonaro

Presidente chegará em Carmelo Peralta, no Paraguai, às 10h35. Evento está marcado para começar às 11h

Ana Oshiro | 13/12/2021 06:41
Local onde evento acontecerá, em Carmelo Peralto, no Paraguai. (Foto: Divulgação)
Local onde evento acontecerá, em Carmelo Peralto, no Paraguai. (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (13), Reinaldo Azambuja (PSDB), governador de Mato Grosso do Sul, participa da cerimônia de lançamento da pedra fundamental para construção da terceira ponte Brasil-Paraguai, junto com o presidente Jair Bolsonaro (PL), em Carmelo Peralta, no Paraguai, na divisa com a cidade de Porto Murtinho, a 439 km de Campo Grande.

De acordo com a agenda do presidente, Bolsonaro embarca na Base Aérea de Brasília, às 8h, e está previsto para chegar no Paraguai às 10h35. O avião com Jair descerá no Aeroporto Regional de Bonito, de onde ele se deslocará em helicóptero para o local do evento, que está marcado para acontecer entre 11h e 12h20.

A pedra fundamental que será lançada marca o início da principal obra da Rota Bioceânica, que vai integrar por rodovia o comércio, a cultura e o turismo de quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A cerimônia será realizada em uma tenda instalada às margens do Rio Paraguai, em Carmelo Peralta e a meia hora de barco de Murtinho, de onde se avista a área escolhida para a construção da ponte.

Local onde será construída a ponte sobre o Rio Paraguai. (Foto: Divulgação)
Local onde será construída a ponte sobre o Rio Paraguai. (Foto: Divulgação)

Com comprimento de 680 metros, duas pistas de rolagem (12,5 metros de largura, e duas passagens nas laterais, com 2,5 metros cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas), a ponte bioceânica será construída no km 1.000 da Hidrovia do Paraguai, a cerca de quatro quilômetros do centro urbano de Porto Murtinho. A obra custará 89,5 milhões de dólares, com recursos da Itaipu Binacional.

"Para nós, é uma alegria ver esse projeto se tornando realidade. Sonho antigo dos brasileiros e paraguaios, a construção dessa ponte vai definitivamente integrar nossos países, diminuindo distâncias para nossas exportações e importações com o mercado asiático. É, sem dúvidas, um grande projeto para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, sobretudo de Porto Murtinho", ressalta Reinaldo Azambuja.

Além da presença de Bolsonaro e Reinaldo, participam do evento o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Acompanham o governador na agenda os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Antônio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública).

Nos siga no Google Notícias