ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Comissão aprova projeto que facilita envio de verbas para pesquisas da covid-19

Proposta aprovada permite que o remanejamento seja feito por ato do Poder Executivo

Flávio Veras | 11/01/2022 23:41
(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3610/20, que autoriza o governo a remanejar, por ato próprio, recursos contingenciados do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Segundo a Câmara, os projetos serão financiados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Pelo texto, os recursos remanejados deverão ser destinados, preferencialmente, ao desenvolvimento de vacinas, medicamentos e equipamentos destinados ao combate da Covid-19.

A proposta é da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e outros e foi relatada pela deputada Angela Amin (PP-SC), que deu parecer favorável.

Segundo Amin, a medida desburocratiza o remanejamento de recursos contingenciados para pesquisas, que poderá ser feito por ato do governo, sem necessidade de autorização legislativa.

A deputada afirmou ainda que a pandemia de Covid-19 exige respostas rápidas por parte do poder público. “É preciso que questões burocráticas não sejam obstáculos para o direcionamento de recursos conforme as necessidades”, disse.

Angela Amin apresentou uma emenda para incluir a medida na Lei 11.540/07, que trata do funcionamento do FNDCT.

No ano passado, em audiência na Câmara, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, reclamou dos contingenciamentos feitos no fundo.

Tramitação - O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Nos siga no Google Notícias