ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Aumento em 4 cm revela "tendência de elevação" no Rio Paraguai

O anúncio vem depois de o curso d’água registrar a segunda mínima histórica em 121 anos de medição

Lucia Morel | 22/11/2021 18:50
Bancos de areia se formaram no rio durante estiagem histórica. (Foto: Marinha do Brasil)
Bancos de areia se formaram no rio durante estiagem histórica. (Foto: Marinha do Brasil)

Com aumento de 4 cm na régua de Ladário, cidade a 419 Km de Campo Grande, o Rio Paraguai entra em “tendência cadenciada de elevação de seu nível”, segundo boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil. O anúncio vem depois de o curso d’água registrar a segunda mínima histórica em 121 anos de medição.

Pela nota do serviço, “nesta última semana o rio Paraguai tornou a apresentar a tendência cadenciada de elevação de seu nível na maioria das estações de monitoramento de sua calha, tal fato se deve, sobretudo em função dos significativos acumulados de chuva que incidiram na região ao longo desses últimos dias”, conforme publicado no Diário Corumbaense.

Apesar disso, os valores registrados nas estações de medição continuam se situando na zona de atenção para mínimas, ou seja, abaixo da cota de permanência de 90%. “Para as próximas semanas, as precipitações previstas na bacia deverão manter a regularidade”, diz o serviço, que prevê ainda, aumento de 50 cm na régua do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, do 6° Distrito Naval de Ladário.

Para o dia 26 de novembro, a previsão é que o nível do rio alcance 11 centímetros. Já no dia 03 de dezembro, a estimativa é que chegue à marca de 25 cm. As projeções são de 42 centímetros no dia 10 e de 60 centímetros para 17 de dezembro na centenária régua ladarense.

Em período pouco superior a trinta dias – desde 17 de outubro –, o rio Paraguai já subiu 64 centímetros em seu nível na régua de monitoramento da estação de Ladário. Embora demore a responder de forma mais efetiva à chuva, uma vez que, o rio é bastante mais volumoso e a bacia é maior, a região da estação de Ladário é considerada um termômetro para medir o grau da estiagem no bioma Pantanal.

Nos siga no Google Notícias