ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 33º

Lado Rural

Rally da Safra derruba produtividade da soja em MS para 51,2 sacas por hectare

Previsão anterior era de 57,5 sc/ha; Rally diz que conseguiu reduzir assimetrias nas informações do mercado

Por José Roberto dos Santos | 28/03/2024 15:10
Colheitadeira descarrega soja em caminhão durante trabalho em área agrícola. (Foto: Divulgação Agroconsult)
Colheitadeira descarrega soja em caminhão durante trabalho em área agrícola. (Foto: Divulgação Agroconsult)

Com o uso de imagens de satélite complementado pelos levantamentos com a rede de contatos da Agroconsult, acompanhamento do mercado de insumos e análise de campo do Rally da Safra apontam para um novo cenário da safra de soja em Mato Grosso do Sul e no Brasil. As revisões negativas ocorreram nas produtividades de Mato Grosso do Sul, com redução de 57,5 para 51,2 sacas por hectare. Em São Paulo, a revisão foi de 55 para 48 sacas por hectare e, no Paraná, de 58 para 56,1 sacas por hectare. Os números foram divulgados hoje.

“Com os ajustes na área plantada, conseguimos cumprir com o objetivo inicial do Rally de reduzir a assimetria de informações do mercado. Apesar dessa nova área ser um dado novo para boa parte do setor, muitos já trabalhavam com áreas e volume de produção maiores, como é o caso de várias tradings de soja que utilizam a mesma metodologia para gerar estimativas”, explica Debastiani.

Com a implantação de uma ferramenta de avaliação de safra que usa algoritmos para analisar imagens de satélite, a Agroconsult, organizadora da expedição técnica, atualizou a área brasileira da safra 2023/24 para 46,4 milhões de hectares – 753 mil hectares acima da última projeção. A estimativa de produção foi elevada para 156,5 milhões de toneladas (ante 152,2 milhões de toneladas na última projeção), com produtividade média estimada em 56,2 sacas por hectare.

Gráfico mostra que MS perdeu 20% da produtividade da soja neste ciclo em relação à safra passada
Gráfico mostra que MS perdeu 20% da produtividade da soja neste ciclo em relação à safra passada

Andamento da colheita em MS

Na data de 22 de março, a área colhida de soja acompanhada pelo Projeto Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio) alcançou 87,3% em Mato Grosso do Sul. A região sul está com a colheita mais avançada, com média de 91,6%, enquanto a região centro está com 85,5% e a região norte com 72,5% de média. A área colhida até o momento, conforme estimativa, é de aproximadamente 3,723 milhões de hectares.

A estimativa, publicado pelo boletim Casa Rural, do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), é de que a safra seja 6,5% maior em relação ao ciclo anterior (2022/2023), atingindo uma área de 4,265 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 54 sacas por hectare. A média de sacas por hectare está dentro do potencial produtivo observado nas últimas 5 safras do Estado. Isso gera uma expectativa de produção de 13,818 milhões de toneladas.

Rally x Conab       

Em comparação com os números da Conab, as novas estimativas da Agroconsult para a safra 23/24 apontam um aumento de 707 mil hectares na área plantada da região Centro-Oeste, de 445 mil hectares na região Sudeste, de 78 mil hectares no Sul e de 59 mil hectares no Nordeste, totalizando a diferença de 1,2 milhão de hectares. Somente a região Norte sofreu um ajuste de 39 mil hectares a menos que nos dados oficiais.

Já em relação à produção de soja 23/24, os dados apontam aproximadamente 10 milhões de toneladas a mais em relação à Conab. Do total, 5,4 milhões de toneladas resultam da diferença entre as produtividades estimadas para os estados e 4,2 milhões de toneladas referem-se às diferenças nas estimativas de área plantada.

Milho segunda safra

O Rally da Safra prosseguirá em maio e junho, com seis equipes avaliando as lavouras de milho segunda safra pelo País. As áreas visitadas respondem por 97% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Realizado pela Agroconsult, o Rally da Safra percorreu, desde janeiro em sua 21ª edição, 15 estados (MT, RO, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO, BA, PA e DF) durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita.

Nos siga no Google Notícias