ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Dez destinos mostram que belezas de MS não são só Pantanal e Bonito

Quando se fala em turismo, acredite, as belezas não estão somente nas regiões que ficaram famosas no mundo

Thailla Torres | 11/10/2021 10:10
Veja outros lugares especiais para quem deseja curtir a natureza à vontade. (Foto: Thailla Torres)
Veja outros lugares especiais para quem deseja curtir a natureza à vontade. (Foto: Thailla Torres)

Quando se fala em turismo por Mato Grosso do Sul, dois roteiros estão na ponta da língua tanto de alguns sul-mato-grossenses quanto de pessoas de fora: são as regiões de Bonito e Pantanal. Um é famoso pelas águas cristalinas e cachoeiras de encher os olhos, outro pelo bioma encantador e a possibilidade de ver animais silvestres durante passeios, além de contemplar uma natureza rica e tão importante para o mundo.

Mas sabia que Mato Grosso do Sul não é só Bonito e Pantanal? Claro, sempre incentivaremos você a conhecer essas duas regiões, pois são experiências que a gente guarda para vida toda. Mas quem vive por aqui e já conhece esses dois roteiros famosos pelo mundo, também pode conhecer outros lugares pelo Estado que têm belezas exuberantes, alguns com cachoeiras belíssimas outros com história e pintura rupestre para fazer qualquer aventureiro voltar ao passado e retornar para casa com boas histórias para contar.

Selecionamos alguns desses lugares para você saber onde fica e talvez programar uma agenda diferente para o fim de semana ou até encarar aquele famoso bate e volta. Sabia que tem até praia de água doce nesse Estado?

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Itaquiraí - Praia da Amizade às margens do Rio Paraná

A 405 quilômetros de Campo Grande existe a Praia da Amizade, às margens do Rio Paraná, em Itaquiraí. O lugar tem estrutura para receber bem os turistas ou visitantes. Fica próxima ao Porto Santo Antônio, numa área de 8,5421 hectares, com bosque, área de camping e capacidade para aproximadamente 400 barracas, além de 102 churrasqueiras de concreto, duchas, banheiros e sanitários, o local é uma chance para quem sente saudade da praia, mas não anda com tempo de ir até a primeira água salgada fica a mais de mil quilômetros daqui. O lugar em Mato Grosso do Sul ainda reserva espaço para caminhada, gruta e uma cachoeirinha. O lugar fica a 20 quilômetros de Itaquiraí e a entrada é gratuita.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Costa Rica – Água Santa onde ninguém afunda

Já em Costa Rica, que fica a 330 quilômetros de Campo Grande, não faltam atrativos para quem ama natureza. Por lá, tem o famoso Parque Nacional das Emas, uma das principais atrações turísticas com trilhas e cachoeiras.

Mas um dos atrativos que no último ano ganhou destaque no município é o local onde tem água que ninguém afunda. Aquele fenômeno famoso nas águas do Jalapão, localizadas no estado do Tocantins e nos famosos fervedouros cristalinos, onde quem entra não consegue afundar. O que acontece por lá e em Costa Rica é um fenômeno chamado ressurgência – como é conhecido.

Em Costa Rica, o turista é guiado para um banho diferente na Água Santa, dentro de uma propriedade privada, a poucos quilômetros do centro da cidade. Por lá, com uma coloração mais escura que a do Jalapão por causa dos tons da nossa areia, a ressurgência faz com que simplesmente seja impossível afundar na água, independente do peso e da pressão que o visitante exerça na água.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Rio Verde de Mato Grosso – Cachoeiras do Balneário Sete Quedas

Com água cristalina, Rio Verde é outro paraíso para quem ama cachoeiras. No local, boa parte das estruturas para passeio é particular. Balneários e fazendas com cachoeiras de água cristalina tem estrutura para quem deseja passar dias no município ou só aproveitar o day use. O mais famoso deles é o Balneário Sete Quedas, que como próprio nome diz, tem sete quedas de cachoeiras. O local é amplo, tem mirante, espaço para fazer aquele churrasco e também hospedagem. Todos os anos, especialmente no Carnaval e feriados, o local vira point “lotado”.

Pertinho dali, tem também o Rancho da Princesa, que já mostramos no Lado B e tem um rio particular para quem deseja se hospedar. A água de Rio Verde é cristalina e menos gelada. As pedras lisas garantem um passeio por dentro do rio e até mesmo um banho de sol o dia todo. Nesse rancho, a beira do rio tem iluminação instalada até para que os turistas corajosos encarem um banho noturno.

Outro point é o Sítio Passarim, que se destaca não só pelas cachoeiras, mas pela arquitetura sustentável em boa parte da propriedade. Ali, cuidado com a natureza é uma regra e o lugar também ganhou fama pela produção de uma arquitetura ecológica, com menos descarte de resíduos e o compartilhamento dessas experiências com os visitantes.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

São Gabriel do Oeste – Uma das cachoeiras da Fazenda Água Viva

Tem a Fazenda Água Viva, um pouco mais perto da Capital, a 140 quilômetros de Campo Grande, com belezas naturais, que vão além dos campos da agricultura e pecuária. A cidade, que possui cachoeiras, grutas, lagoas e rios, tudo em meio a muito verde, encanta turistas e mostra que Mato Grosso do Sul vai além de Bonito e Pantanal, regiões mais procuradas pelos visitantes do Estado.

Nessa fazenda mencionada, é possível curtir uma sequência de quatro cachoeiras, três grutas, um sumidouro – espaço em que o rio some dentro das pedras, e cascatas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Jaraguari – Trilha com percurso dentro da água

O local tem diferentes propriedades particulares que permitem a presença de empresas de turismo regional. Mas na maior parte, é necessária autorização. Alguns grupos, por exemplo, realizam aventuras no município a 44 quilômetros da Capital.

Uma das sugestões é a Trilha do Sapo, que garante passeio refrescante com quatro cachoeiras pelo caminho e um percurso quase todo feito dentro d'água. O Rio Jatobá, por onde é feito o percurso, é a divisa entre sítios e fazendas da região.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Corguinho – A terra do nosso conterrâneo ET Bilu

Zigurats, a famosa terra do ET Bilu, também sugestão pra lá de atrativa, você acreditando ou não em extraterrestres. A entrada na comunidade é gratuita, mas é possível encontrar pacotes com guia turístico com preços que variam. Para chegar até Zigurats, é necessário encarar cerca de 1h30 minutos pela MS-080, antes do asfalto se transformar em estrada de terra. Depois, dependendo do veículo, são mais 40 minutos de vegetação do Cerrado, subidas e descidas do caminho íngreme cercado por morros.

A cidade com cara futurista tem casas redondas cobertas por mantas térmicas que refletem a luz da lua e até uma pirâmide, que atraem a atenção de curiosos, desde fascinados por ufologia até quem curte só a natureza. A paisagem sem sobra de dúvidas, vale muito a pena conhecer e rende fotografias incríveis. Há hospedagens, inclusive, no Airbnb para quem deseja passar uma noite por lá.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Rio Negro – Cachoeira do Rio do Peixe com quase 70 metros de altura

Aproximadamente 130 quilômetros de Campo Grande, você se depara com a beleza do Rio do Peixe, com uma cachoeira de quase 70 metros de altura. O lugar também é perfeito para um bate e volta e tornou-se cenário para fotos de casamentos, acampamentos e refresco. A cachoeira surge dentro de uma fazenda, que é aberta aos visitantes.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Aparecida do Taboado –  Praia de água doce

Mais um destino para quem busca praia de água doce, Aparecida do Taboado tem oito quilômetros de praia com areia branca. O lago formado pelas águas do Rio Paraná é resultado da área represada para suprir a usina hidrelétrica de Ilha Solteira. O município possui mais de 400 ranchos ao longo da orla do Rio Paraná, que costumam ser bastante procurados durante os feriados prolongados, conforme a administração municipal. Para atender os visitantes, o local também possui pousadas e restaurantes.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Três lagoas – Balneário Municipal de Três Lagoas

Uma das sugestões é o Balneário Municipal de Três Lagoas, o  local conta com cerca de 40 quiosques espalhados na orla que dá acesso ao Rio Sucuriú. A região conta com vários ranchos que dão acesso também às praias de água doce do Rio Paraná. No verão, somente o balneário chega a receber 2,5 mil pessoas toda semana.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ponta Porã - Parque Nacional Cerro Corá

No lado paraguaio, Pedro Juan Caballero tem o turismo histórico e de aventura e entre os grandes atrativos, estão belezas naturais do Parque Nacional Cerro Corá, a 35 km de Ponta Porã. Criado em 1976, o parque não é só uma reserva natural, é também uma referencia cultural histórica por ter sido palco da última batalha da Guerra do Paraguai em 1º de março de 1870, além das suas cavernas com pinturas rupestres pré-colombianas.

Com 5.538 hectares, Parque Nacional Cerro Corá oferece ao turista a possibilidade de contemplar 120 tipos diferentes de aves e mamíferos, além de trilhas por lugares históricos, como o túmulo do Marechal Solano Lopes, o presidente do país na época da guerra, e considerado um herói paraguaio. Vale a pena conhecer a Casa do Museu da Historia da Fronteira, na Rua Mariscal Lopez esquina com Jose de Jesus Martinez e a poucos metros da Avenida Internacional. Lá você terá a oportunidade de ver objetos, livros, fotografias e documentos relacionados a historia de Pedro Juan Caballero, a relação com Ponta Porã e sobre a guerra.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Alcinópolis – Templo dos Pilares

Um dos principais destinos é o Templo dos Pilares, que garante visita ao passado por meio do turismo arqueológico e não dispensa natureza exuberante. O lugar foi tombado como patrimônio cultural brasileiro e tornou-se uma unidade de conservação em 2003.

Considerado um dos mais belos sítios arqueológicos de Mato Grosso do Sul, estudos apontam presença humana no local entre 7 e 10 mil anos atrás.

Por ser uma unidade de conservação municipal, protegida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o atrativo tem acesso restrito e supervisionado para turistas. Mas vale muito a pena pelas informações contidas ali e está a menos de 4 horas de Campo Grande.

E para saber mais sobre os destinos, você pode conferir sobre esses lugares em nossa editoria de Diversão, assim como os grupos que garantem passeios pelo Estado (clique aqui).

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias