ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Arquitetura

David construiu chalé ecológico para os pais curtirem natureza e pescaria

Em 2021, David começou projeto que utilizou eucalipto tratado e tijolos ecológicos na construção

Por Jéssica Fernandes | 11/04/2024 07:29
Chalé foi construído com madeira reaproveitada e tijolos ecológicos. (Foto: Arquivo pessoal)
Chalé foi construído com madeira reaproveitada e tijolos ecológicos. (Foto: Arquivo pessoal)

Um dos projetos mais admirados pelo arquiteto David Oliveira é o que ele desenvolveu pensando na felicidade dos pais. Em Piraputanga, distrito de Aquidauana, ele ergueu um chalé ecológico que serve de refúgio para que Adjair e Maria possam pescar, curtir a natureza e descansar depois de uma vida de muito trabalho.

A obra começou no final de 2020 durante a temporada de chuvas na região, que fica a 141 km de Campo Grande. Com o sonho e a planta em mãos, David começou a erguer a estrutura de 148.50 m² de área construída, com direito a mezanino.

O diferencial do chalé, conforme o arquiteto, são os materiais utilizados. A parte de madeiramento, por exemplo, é de eucalipto tratado e reaproveitado. “As madeiras desta casa são de antigos postes de oito metros de iluminação pública da cidade. Consegui adquirir um lote muito grande, onde comecei a idealizar o projeto e chegou nessa obra-prima”, explica.

Adjair e Maria ganharam chalé para ter dias de descanso em Piraputanga. (Foto: Arquivo pessoal)
Adjair e Maria ganharam chalé para ter dias de descanso em Piraputanga. (Foto: Arquivo pessoal)

Outro item que fez a diferença na construção foram os tijolos ecológicos que garantem excelente resistência térmica, além de possuírem uma estética que o arquiteto queria trazer. O uso desses materiais, segundo David, contribuíram para que a construção fosse entregue em um tempo curto.

Em seis meses, o chalé estava pronto para os pais dele e toda família curtirem o lugar onde o rústico e o ecológico se encontram. Os móveis rústicos de madeira predominam em cada cantinho do chalé que ganhou revestimento de cimento queimado. Espaçosa e confortável, a estrutura é composta na parte térrea pelos seguintes ambientes: sala integrada com cozinha, suíte, quarto de hóspede e banheiro.

Para completar, a parte superior tem a sala e o ‘quarto dos sonhos’ que dá acesso a uma sacada. O chalé também tem uma varanda que conecta a área interna com a natureza, que encanta todos os visitantes sem exceção. O encantamento não se limita somente à vista privilegiada. Segundo David, a arquitetura é outro ponto que chama a atenção daqueles que cruzam a porteira.

Construção do chalé começou no final de 2021 e levou seis meses. (Foto: Arquivo pessoal)
Construção do chalé começou no final de 2021 e levou seis meses. (Foto: Arquivo pessoal)

“Tentei preservar o máximo da natureza construindo e hoje o maior prazer é fazer com que meus pais vão lá e fiquem felizes. Todo mundo que vai fica extremamente apaixonado pelo chalé, extremamente encantado com a arquitetura. Ali tem uma energia muito bacana, muito gostosa”, destaca.

Sonho dos pais - Arquiteto experiente, David fez um projeto único para a alegria dos pais. Ambos são aposentados e adoram dar uma escapada de Campo Grande para passar alguns dias em Piraputanga fazendo o que mais gostam: pescar.

Há três anos, o chalé ecológico é sinônimo de sossego e felicidade para a família que acertou em cheio ao escolher Piraputanga como refúgio. “Sempre ouvi falar que Piraputanga era uma região muito bonita. Decidimos que iríamos comprar algo e acredito que tudo foi direcionado por Deus”, pontua o arquiteto. Em breve, David planeja fazer um chalé suíço na propriedade especialmente para os visitantes.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias