ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Enquanto decide se fica na política, Trad procura “refrescos”

Por Anahi Zurutuza, Fernanda Palheta, Caroline Maldonado, Izabela Cavalcanti e Gabriela Couto | 27/03/2024 06:00
Fábio Trad dando aula de Direito Penal, uma de suas funções favoritas (Foto: Instagram/Reprodução)
Fábio Trad dando aula de Direito Penal, uma de suas funções favoritas (Foto: Instagram/Reprodução)

Refletindo – Afastado de mandato desde 2022, quando perdeu a eleição para deputado federal, o ex-parlamentar Fábio Trad garantiu que não disputará nenhum cargo no pleito eleitoral de 2024 e conta que está refletindo se continua na vida pública como político. Ele disse ao Campo Grande News que está avaliando seu futuro. “A vida política compromete a questão da família, presença do pai, acompanhamento dos filhos, etc”, afirmou, parecendo até um pouco decepcionado com a política.

Mundo literário – Trad deu indícios dos novos ares que procura. Na semana passada, o ex-parlamentar lançou seu primeiro livro que não fala sobre política ou questões jurídicas, mas traz 80 contos, crônicas e noveletas. Ele segue, contudo, atuando como advogado e professor de Direito Penal. “Faço com paixão pela arte, na esperança de estar formando consciências comprometidas com a Justiça", afirmou ao publicar vídeo de uma das aulas.

De bandeja – Durante o lançamento de pré-candidatura a prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira (PSB), ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, entregou o MDB de Corumbá nas mãos do ex-adversário, o também ex-governador, Reinaldo Azambuja (PSDB). Segundo ele, na Capital do Pantanal o MDB irá compor a chapa com o PSDB e o PSB e as articulações serão feitas pelas duas legendas.

Condição – Mas em sua fala durante o evento, Puccinelli deixou clara a condição para não entrar na briga pela Prefeitura de Corumbá. A ideia é ter aliados para fortalecer o MDB e fazer vereadores. Foi de se estranhar, contudo, o tom usado para mencionar o partido que já foi o mais poderoso de Mato Grosso do Sul, no diminutivo, como se “ninasse um bebê”. “O compromisso é de que todos os três partidos ombreados [PSB, PSDB e a própria legenda do ex-governador], num sentimento de união por uma Corumbá que precisa crescer muito mais, cuidarão da chapa do MDBzinho", disse Puccinelli.

É tudo nosso - A concessão do Bioparque Pantanal à iniciativa privada vai manter o selo “made in MS”. Durante abertura da jornada científica, o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), disse que a negociação irá auxiliar a melhorar áreas específicas do empreendimento, mas que o Estado não vai perder o que já foi conquistado. “Não se preocupem, o Bioparque é nosso”, garantiu, dizendo que o grupo que irá assumir é que precisa se adaptar aos objetivos e às regras do governo estadual.

Lembrança – O governador Eduardo Riedel lembrou que três dias depois da entrega do Bioparque Pantanal, que ocorreu no dia 28 de março de 2022, se candidatou a governadoria. Ele se lembrou do episódio durante o primeiro dia de comemoração de 2 anos do aquário, nesta terça-feira (26). “Três dias antes de eu me licenciar da secretaria para poder ser candidato estava entregue o Bioparque Pantanal com 30% das espécies que tem hoje”, lembrou.

Incentivo - Nova lei instituiu a premiação “Leitor do Ano” para alunos do Ensino Fundamental da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, direcionada preferencialmente aos alunos de 4º e 5º ano. O prêmio é para os três que lerem o maior número de livros e apresentarem resumos breves durante o ano letivo. A ideia foi do vereador Ronilço Cruz, o “Guerreiro” (Podemos) e a lei foi sancionada pela prefeita Adriane Lopes (PP). Fica a critério da rede escolar definir os prêmios.

Tempo extra – Os vereadores que costumavam encerrar as sessões ordinárias por volta do meio dia estão levando mais tempo para discutir e votar projetos. A última sessão teve que ser prorrogada. Além das comunicações de praxe e votação, teve discussão sobre apoios políticos. O vereador Tiago Vargas (PSD) saiu em defesa da prefeita Adriane Lopes (PP) sobre críticas a administração. Aos colegas do PSDB, ele disse que "não haveria governo Riedel se não fosse Adriane".

Ataque e defesa – Tiago disse que o governador "iria levar cacete do Contar", referindo-se ao então candidato Renan Contar (PRTB), que ficou em segundo turno nas eleições de 2022. Já a vereadora Luiza Ribeiro (PT) reclamou que as palavras ofendiam o regimento e que "o governo não pode ser comparado porque governo Riedel é bem melhor".

Batendo ponto - Aposentados continuam "batendo ponto" nas sessões da Assembleia Legislativa. Eles fazem pressão sobre os deputados para que se sensibilizem no projeto de lei envolvendo a categoria.

Nos siga no Google Notícias