ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Primeira parcela do 13º do INSS será paga nesta quarta-feira

Antecipação é feita desde 2020 para estimular economia; confira o calendário de pagamento

Por Natália Olliver | 22/04/2024 12:37
Fila em frente de agência da Previdência Social, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Fila em frente de agência da Previdência Social, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A primeira parcela do 13º salário dos beneficiados pelo INSS começará a ser paga nesta quarta-feira (24), pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O benefício é depositado conforme o número final do NIS (Número de Identificação Social). Os primeiros contemplados são aposentados, pensionistas e segurados, com renda previdenciária de até um salário mínimo. Em seguida, serão as pessoas que recebem mais de R$ 1.412 mensais.

Para conferir a data do depósito, basta acessar o aplicativo ou site ‘Meu INSS’.  Depois, o segurado deve informar o CPF (Cadastro de Pessoas Física) e a senha do Portal do Governo. Na sequência, basta acessar "extrato de pagamento" na página inicial e escolher a data de início e fim da consulta.

Confira o calendário de pagamento para quem ganha um salário mínimo:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Calendário de pagamento para quem ganha mais de um salário mínimo:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quem tem conta benefício deve fazer o saque do dinheiro ou a transferência para outra conta, pois não é possível usar a função débito. Quem recebe por conta-corrente ou poupança consegue realizar as movimentações habituais, como pagar contas com cartão ou Pix, fazer transferências e demais negociações.

Direito - O décimo terceiro salário, também conhecido como gratificação natalina, é um direito anual dos trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A Lei 4.090 de foi estabelecida 1962 e garante que todos os trabalhadores sob esse tipo de contratos tenha direito a esse benefício, que sempre é pago em uma ou duas parcelas. A primeira parcela corresponde até 50% do valor total devido Já a segunda vem acompanhada dos descontos de IR (Imposto de Renda).

O pagamento pode variar conforme cada caso e o valor é proporcional aos meses trabalhados ao longo do ano. Nele estão inclusos: o salário fixo, mas também outros adicionais como horas extras, comissões, gratificações habituais, entre outros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias