ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Para pagar dívidas, juiz manda desbloquear ações da J&F na Eldorado

A indústria de celulose, localizada em Três Lagoas, foi vendida no começo do mês por R$ 15 bi ao grupo holandês Paper Excellence

Gabriel Maymone | 23/09/2017 09:15
Juiz libera ações da Eldorado para irmãos Batista pagarem dívidas (Foto: Divulgação)
Juiz libera ações da Eldorado para irmãos Batista pagarem dívidas (Foto: Divulgação)

Os irmãos Joesley e Wesley Batista, do grupo J&F, tiveram suas ações na empresa de celulose Eldorado, localizada em Três Lagoas – distante 338 quilômetros de Campo Grande, desbloqueadas por determinação do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília.

Segundo a Época, o objetivo é usar os recursos para pagar as dívidas da JBS e outras companhias que ficam sob o domínio da J&F. 

"Que os requeridos demonstrem que todo o valor obtido com a venda de ativos (ações da empresa Eldorado Brasil Celulose S.A. e outros ativos de Companhias da Holding) será/é destinado ao pagamento de dívidas da JBS S.A. e de empresas do Grupo J&f, ou, alternativamente, demostrem que o valor integral se destina/fique no Caixa da JBS S.A. para o escopo do pagamento das dívidas, ou, diante da impossibilidade de cumprir tal condição, que o destino integral do ativo das vendas das ações da Eldorado Celulose fique/destine-se à Conta Judicial vinculada a esta Vara Federal", escreveu o juiz em decisão tomada na última quinta-feira.

Foi o mesmo magistrado que havia bloqueado as ações em março, a pedido do MPF (Ministério Público Federal), mas agora ele avaliou que o desbloqueio era adequado, tendo em vista os ajustes firmado pelo grupo empresarial com o Ministério Público.

Em decisão complementar tomada também na quinta-feira, o juiz determinou que o grupo empresarial "apresente a este juízo declaração expressa, firmada pelos seus representantes e/ou advogados com poderes expressos para tanto, pela submissão às condições fixadas na decisão para o desbloqueio das ações da Holding J&F Participações S.A. na empresa Eldorado Brasil Celulose".

Venda – No começo deste mês, foi anunciado a compra da Eldorado pelo grupo holandês Paper Excellence, por R$ 15 bilhões.

A Eldorado produz 1,7 milhão de toneladas de celulose de eucalipto por ano. Sua venda vinha sendo negociada com diversos interessados, incluindo o grupo chileno Arauco, as empresas brasileiras Suzano e Fibria e a indonésia Asia Pulp & Paper.

Em comunicado enviado à imprensa, o grupo Paper Excellence ressalta que a aquisição é importante porque inclui no seu portfólio ativos de produção de celulose de eucalipto. No texto, a J&F destaca a qualidade dos ativos que compõem a Eldorado e as empresas afirmam que a negociação atendeu ao interesse das duas partes.

Nos siga no Google Notícias