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Capital

Prefeito vai a Brasília pedir a ministro reativação da ferrovia e porto seco

Reunião é sobre projetos que podem melhorar a competitividade logística da Capital

Caroline Maldonado | 22/09/2021 07:43
Prefeito Marcos Trad (PSD) e secretários, em reunião sobre projetos de infraestrutura. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Prefeito Marcos Trad (PSD) e secretários, em reunião sobre projetos de infraestrutura. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Acompanhado de secretários, o prefeito Marcos Trad (PSD) se reúne, hoje (22), em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. A reunião é sobre projetos que podem melhorar a competitividade logística da Capital, fundamental para novos investimentos.

O prefeito pedirá ao ministro a reativação da Malha Oeste, ligação ferroviária de Corumbá a Bauru, que passa por Campo Grande e se estende até Ponta Porã.

Além do transporte ferroviário, Marquinhos quer discutir a criação do porto seco na Capital, que se transformaria em um entreposto de exportação e importação.

Os temas foram discutidos também no último encontro entre o prefeito e o ministro, em agosto, quando Freitas veio a Campo Grande, em agenda oficial.

“A prefeitura concluiu a estrutura do terminal intermodal, às margens do macroanel. A volta dos trens viabilizará a conexão de três modais, rodoviário, ferroviário e aéreo no terminal “, detalha o prefeito.

Acompanham o prefeito na viagem a Brasília, a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin; o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Rodrigo Terra; e o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine Bruno.

Ferrovia - A reativação da Malha Oeste é uma alternativa ainda mais viável, depois da edição da Medida Provisória 1.075, que fixa um novo marco legal para o transporte ferroviário, segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese.

Além de permitir a construção de novas ferrovias por meio de uma autorização simplificada, a medida provisória autoriza a liberação para a exploração de trechos sem operação, caso da Malha Oeste, cuja última concessionária desistiu do negócio.

“Com a entrada em operação da fábrica de Celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros da Capital, em 2024, certamente haverá uma forte demanda de cargas, que torna o trecho viável economicamente”, comenta Rudi.

Sucateada, a ferrovia de MS tem consórcio definido para estudar relicitação. A Malha Oeste é a antiga estrada de ferro Noroeste do Brasil. Depois de 25 anos de concessão e uma história de abandono, ela passará por estudos de viabilidade técnica e econômica para a relicitação. O consórcio Nos Trilhos de Novo venceu a concorrência pública internacional e será o responsável pelo trabalho.

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