ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Estado também amplia vacinação contra influenza para toda população

Um dos motivos de ampliar a vacinação é porque a adesão dos grupos prioritários é bem baixa no Estado

Por Ana Beatriz Rodrigues | 02/05/2024 14:08
Frasco de vacina antes da aplicação (Foto: Divulgação SES)
Frasco de vacina antes da aplicação (Foto: Divulgação SES)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) liberou a vacinação para todas as idades a partir dos seis meses de vida a partir desta quinta-feira (2). Isso acontece na esperança de elevar a cobertura vacinal em Mato Grosso do Sul.

Desde o início da campanha, em março deste ano, o Estado já recebeu do Ministério da Saúde 793.170 doses do imunizante, distribuídas aos 79 municípios.

O objetivo da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é reduzir as complicações, internações e ainda a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza na população, explicou a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger.

“O aumento de pessoas imunizadas contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde. Precisamos aumentar a cobertura vacinal independente de grupos. Estamos com aumento de pessoas hospitalizadas e óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Influenza, doenças causadas por vírus respiratórios”, afirma Ana Paula.

Um dos motivos de ampliar a vacinação é por a adesão dos grupos prioritários ser bem baixa no Estado. Até o momento, foram aplicadas 184.749 doses, o que representa 17,41% da cobertura dos grupos colocados como prioritários.

Sobre a vacina - A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação – A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria) – protegendo contra os principais vírus em circulação.

A vacina contra Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio no Estado.

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias