ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Abertura de cadastro no antigo Proinc tem acampados e fila grande na Capital

Os primeiros 150 que atenderem os requisitos serão inclusos no cadastro reserva do programa

Por Cassia Modena e Antonio Bispo | 29/04/2024 08:24
Fila para cadastro reserva de programa de emprego chegou à calçada ao lado do Funsat (Foto: Henrique Kawaminami)
Fila para cadastro reserva de programa de emprego chegou à calçada ao lado do Funsat (Foto: Henrique Kawaminami)

Desde as 21h30 de ontem (28), a universitária Mayana Saucedeo, 19, ficou "acampada" com lanches e um lençol em frente à Funsat (Fundação Social do Trabalho), que fica na Rua 14 de Julho, em Campo Grande, para ser a primeira da fila a se inscrever no cadastro de vagas reserva do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), o antigo Proinc.

Amigos passaram a madrugada com ela. "Foi difícil, mas a gente conseguiu", comemora. Até agora, Mayana só trabalhou como menor aprendiz no Instituto Mirim. No Primt, quer se inscrever para trabalhar na função de arquivista. O segundo candidato chegou uma hora depois que a estudante.

Já Ana Carla Mendes, 30, saiu de casa com um banquinho de madeira e conseguiu entrar na fila às 4h, na posição 44.

Mayana Saucedeo, primeira da fila, acampou do lado de fora na noite de domingo (Foto: Henrique Kawaminami)
Mayana Saucedeo, primeira da fila, acampou do lado de fora na noite de domingo (Foto: Henrique Kawaminami)

Ana tem dois filhos e está desempregada há dois anos. No Primt, espera conseguir uma boa ocupação, que dê condições de criar as duas crianças. "Depois que a gente tem filho, precisa achar algo melhor para poder dar o que comer para eles. Nesses dois anos, cheguei a fazer 'bicos' de frete, mas nunca consegui nada fixo", conta. É a primeira vez que ela participa do Primt.

Estevão Marino, 64 anos, foi um dos últimos da fila. Chegou às 7h20. Ele está desempregado há aproximadamente sete meses e tenta vaga na área de auxiliar de limpeza. Também nunca havia participado do programa.

Ana Carla Mendes chegou às 4h e trouxe banquinho (Foto: Henrique Kawaminami)
Ana Carla Mendes chegou às 4h e trouxe banquinho (Foto: Henrique Kawaminami)

Fila grande - A quantidade de pessoas interessadas superou as expectativas, segundo funcionários da Funsat, e a fila chega à parte de fora do prédio. A fundação avalia liberar 10 senhas extras hoje por causa disso.

Estão disponíveis, ao todo, 150 vagas para cadastro reserva. Inicialmente, seriam 50 por dia (50 hoje, 50 na terça-feira e 50 na quinta-feira). No feriado do Dia do Trabalhador (1º) a Funsat vai paralisar o cadastro, mas retoma no dia seguinte.

O programa - Para se inscrever no Primt, é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos até 67 anos; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; estar em situação de desemprego por período igual ou superior a seis meses; e morar em Campo Grande há pelo menos um ano.

O programa oferece cursos e empregos com bolsa-auxílio mensal de R$ 1.412,00, cesta básica e auxílio-transporte até o local de trabalho, quando necessário.

As vagas serão preenchidas de acordo com as convocações realizadas pela Funsat.

Interessados podem comparecer presencialmente na Funsat, na terça-feira ou quinta-feira. O prédio está localizado na Rua 14 de Julho, 992 – Vila Glória. Mais informações pelo telefone (67) 4042-0585 (ramal 5832 ou 5833).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias