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Cidades

Para completar rota turística, governo espera duplicação da BR-262

Projeto que prevê pistas duplas entre a Capital e o “Portal do Pantanal” está nas mãos do Governo Federal

Anahi Zurutuza | 30/08/2023 14:55
Obra da Estrada 21, construída pelo governo estadual, está 76% concluída (Foto: Governo de MS/Divulgação)
Obra da Estrada 21, construída pelo governo estadual, está 76% concluída (Foto: Governo de MS/Divulgação)

Para completar o corredor turístico planejado para a região oeste de Mato Grosso do Sul – onde estão os roteiros turísticos mais procurados do Estado, como os atrativos de Bonito e no Pantanal –, o governador Eduardo Riedel (PSDB) espera que o Governo Federal execute projeto prevendo a duplicação do trecho da BR-262 entre Campo Grande e Anastácio.

A ideia é que turistas de fora possam desembarcar na Capital, para ter a opção da viagem de carro, por pistas duplas e seguras, até a região conhecida como “Portal do Pantanal”. A partir de Anastácio, a rota contemplativa continua por estrada asfaltada, cercada por morros, até Bonito. Parte do “tapete” que será estendido em Mato Grosso do Sul para quem quer visitar as belezas naturais do Estado já está em estágio avançado de construção.

O novo traçado será pela BR-262, até Anastácio, seguindo pela BR-419 ao trevo com a MS-345, distante 29 km de Águas do Miranda. O distrito está localizado a 70,2 km de Bonito.

Trevo interligando a BR-419 a MS-345, em Anastácio (Foto: Governo de MS/Divulgação) 
Trevo interligando a BR-419 a MS-345, em Anastácio (Foto: Governo de MS/Divulgação)

A pavimentação da MS-345, mais conhecida como Estrada do 21, que encurta em 40 km o trajeto entre Campo Grande e Bonito, segue em ritmo acelerado, com média de 76% do projeto – dividido em quatro partes – concluído.

Ao todo, são R$ 320 milhões em recursos dos cofres estaduais investidos em 100 km de pavimentação, entre o “Posto do 21”, em Anastácio e Bonito. Além da drenagem e asfalto, ao longo do trajeto, também estão sendo construídas 14 pontes de concreto.

Em entrevista no dia 16 de agosto, Riedel comentou que a MS-345 se tornará rota importante para o turismo em Mato Grosso do Sul. “As pessoas vão poder parar em Aquidauana e visitar Piraputanga, o Morro do Paxixi e outros atrativos locais”, explicou o governador. No caminho, o distrito de Águas do Miranda deve virar um polo da pesca esportiva no Estado.

Máquinas e homens trabalhando nas obras da MS-345 (Foto: Governo de MS/Divulgação)
Máquinas e homens trabalhando nas obras da MS-345 (Foto: Governo de MS/Divulgação)

A reivindicação agora é o investimento da União no trecho de cerca de 100 km da rodovia federal, que integra a rota pensada pela administração estadual.

A intenção ainda é que turistas possam viajar também mais confortavelmente até Corumbá e dali, possam seguir por rodovia rumo a Porto Murtinho, que está recebendo investimentos em infraestrutura para integrar a Rota Bioceânica, ligando o Brasil ao Paraguai e os outros vizinhos da América Latina, pela ponte em construção sobre o Rio Paraguai.

A duplicação da BR-262, justifica o projeto do Governo do Estado entregue à União, deve reduzir o número de acidentes e mortes. Pensando na proteção do Pantanal, também argumenta o Executivo, o objetivo, por fim, é diminuir os atropelamentos de animais, já que motoristas terão mais segurança para trafegar e manobrar veículos em pista dupla, com acostamento.

Trecho da BR-262 entre Campo Grande e Aquidauana (Foto: Governo de MS/Divulgação 
Trecho da BR-262 entre Campo Grande e Aquidauana (Foto: Governo de MS/Divulgação

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