ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

País recebe 2ª remessa de vacina da Pfizer a crianças de 5 a 11 anos

O primeiro lote chegou ao Brasil na última quinta-feira, dia 13, e as doses já são aplicadas nos municípios

Guilherme Correia | 16/01/2022 13:04
Vacinas pediátricas foram aprovadas pela Anvisa, Ministério da Saúde, órgãos nacionais e mundiais, por cumprirem critérios de segurança e eficácia. (Foto: Henrique Kawaminami)
Vacinas pediátricas foram aprovadas pela Anvisa, Ministério da Saúde, órgãos nacionais e mundiais, por cumprirem critérios de segurança e eficácia. (Foto: Henrique Kawaminami)

O Ministério da Saúde confirmou que uma segunda remessa de vacinas contra a covid-19 a crianças, chegou neste domingo (16) ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Foram recebidas 1,2 milhão de doses da Pfizer, a única autorizada até agora pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em indivíduos entre 5 e 11 anos.

Conforme o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a definição dos lotes está prevista para acontecer na segunda-feira (17), que é quando será informado quantos imunizantes chegarão a Mato Grosso do Sul.

Posteriormente, é definido em CIB (Comissão Intergestora Bipartite), entre os entes estadual e municipais, o quantitativo a cada cidade do Estado.

Conforme a Agência Brasil, a remessa mais recente estava prevista para chegar ao País apenas em 20 de janeiro, mas foi antecipada. No próximo dia 27, está prevista a chegada de mais 1,8 milhão de doses.

A primeira remessa de doses da vacina foi descarregada na madrugada da última quinta-feira (13), no mesmo local. No dia seguinte, os estados brasileiros receberam as doses. Mato Grosso do Sul realizou a distribuição aos municípios entre sexta-feira e sábado (15), e as prefeituras já têm imunizado o público infantil.

A primeira vacina pediátrica contra o coronavírus, no País, foi aplicada no estado de São Paulo, em uma criança, de oito anos. No primeiro dia de aplicação em Campo Grande, conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), foram ao menos 555 crianças receberam a primeira vacina, que tem dosagem diferente da usada em adultos.

Vale lembrar que para a imunização desse público, entre 5 e 11 anos, é necessária autorização dos pais, seja pela presença dos responsáveis no ato de imunização, ou termo por escrito, caso a criança esteja desacompanhada. Por lei, o Ministério da Saúde permite que não haja necessidade de laudo ou prescrição médica para que a imunização seja feita.

(*) Com informações da Agência Brasil.

Nos siga no Google Notícias