ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

"Ainda vai longe", prevê Geraldo sobre uso de máscaras contra a covid

Secretário acredita que máscaras serão incorporadas à cultura mesmo após fim da obrigatoriedade

Nyelder Rodrigues | 24/09/2021 09:36
Secretário visitou redação do Campo Grande News e conversou com a reportagem sobre diversos temas, entre eles, as máscaras. (Foto: Idaicy Solano)
Secretário visitou redação do Campo Grande News e conversou com a reportagem sobre diversos temas, entre eles, as máscaras. (Foto: Idaicy Solano)

Quem se incomoda com o uso contínuo e obrigatório das máscaras de proteção facial, que impedem a proliferação da covid-19, é bom tirar o "cavalinho da chuva" e ir se acostumando com o uso do item, que na opinião do secretário estadual de Saúde, pode até ser incorporada à rotina das pessoas nas cidades mundo à fora.

"Seguramente, não vai ser esse ano a abolição da máscara. Acredito até que vai ser incorporado à rotina da gente. Estive no Japão antes da pandemia e lá as máscaras fazem parte da vida das pessoas. É algo cultural, de ter empatia", frisa Geraldo Resende, chefe da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Geraldo visitou nesta manhã de sexta-feira (24), a redação do Campo Grande News para entrevista em que vários assuntos foram abordados, como o uso das máscaras, que apesar de comprovadamente eficaz, ainda causa polêmicas.

"Abolir o uso obrigatório da máscara é algo ainda distante. Ela vai por um longo tempo pela frente ainda. Mas o mais importante agora, é imunizar toda a população e certamente, em algum momento, vamos rediscutir essa restrição, mas depois que vacinar praticamente 100% da população. Aí, se torna item opcional", completa.

O secretário ainda destaca que já há diversos estudos apontando que houve decréscimo durante a pandemia de covid-19 dos números de outras doenças virais. "A covid mostrou que o uso da máscara é importante para outras infecções também. Em breve, vamos ter dados concretos para mostrar isso", confirma.

Para ele, o uso de máscara é uma boa prática que, com diversas ações de Governo em parceria com empresas, deve ser adotado mesmo quando ela não for mais obrigatória. Um exemplo da eficácia delas é que, antes da existência da covid-19, elas já eram incentivadas no Japão, onde houve redução dos casos de Influenza.

Nos siga no Google Notícias