ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Vereadores apresentam 3º projeto de passaporte sanitário na Capital

Prefeito já avisou que vai vetar propostas, frisando que legislar sobre o tema é de competência da União

Adriel Mattos | 24/08/2021 14:18
Texto quer obrigar vacinação para servidores públicos. (Foto: Kísie Ainoã)
Texto quer obrigar vacinação para servidores públicos. (Foto: Kísie Ainoã)

Foi apresentado nesta terça-feira (24), à Câmara Municipal de Campo Grande o terceiro projeto de lei que pode instituir o chamado passaporte sanitário, que limita a entrada em locais de grande circulação apenas a pessoas já imunizadas contra a covid-19. A matéria é polêmica, mas já entrou em vigor em outras cidades.

Desta vez, a proposta é de autoria dos vereadores Camila Jara e Ayrton Araújo, ambos do PT. Pelo texto, fica criado o Programa de Incentivo à Imunização contra a Covid-19, pelo qual a prefeitura garantirá a imunização completa da população.

Seria obrigatória a exigência do comprovante de vacinação em eventos culturais; matrícula em escolas públicas municipais; obtenção de documentos municipais; acesso a programas de habitação, culturais, de microcrédito, entre outros; inscrição em concursos públicos municipais; e receber homenagens do Poder Público.

A vacinação é obrigatória para todos os servidores municipais. Aqueles que se recusarem, podem responder a um PAD (Processo Administrativo Disciplinar), que pode resultar em demissão.

A Casa de Leis analisa ainda outros dois projetos. Um de Otávio Trad (PSD) para que seja instituído o “Passaporte Digital de Imunização CG” e outro, proposto por Epaminondas Neto, o Papy (Solidariedade), que criar a “Free Covid Zone”.

Recuo -  A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) havia sugerido a exigência da carteira de vacinação como passaporte para o acesso aos eventos, mas voltou atrás. O prefeito Marquinhos Trad (PSD) rechaçou a iniciativa e avisou que deverá vetar as propostas que chegarem a seu gabinete.

“Essa é uma questão de âmbito nacional. Não cabe ao município ou ao Estado determinarem. Ou serve para o país todo, ou não serve”, declarou o chefe do Executivo municipal na semana passada.

A prefeitura já convocou funcionários públicos vacinados para o trabalho presencial. Os que se recusaram a imunização, assinaram termo de responsabilidade.

Nos siga no Google Notícias