ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Política

Audiência sobre passaporte da vacina começa com ânimos exaltados na Câmara

Cerca de 200 pessoas, entre favoráveis e contrários, acompanham o debate nesta tarde

Lucia Morel e Adriel Mattos | 27/09/2021 14:29
Ala de quem é contrário ao passaporte levou cartazes para audiência. (Foto: Paulo Francis)
Ala de quem é contrário ao passaporte levou cartazes para audiência. (Foto: Paulo Francis)

Com ânimos já exaltados, "torcidas" a favor e contra o chamado "passaporte da vacina" acompanham audiência pública na Câmara de Vereadores, que discute o tema nesta tarde. A Casa cobra o uso correto de máscaras de todos os presentes e limitou a lotação a 200 pessoas no plenário principal, onde ocorre o debate.

A favor da imunização, mas contrária ao passaporte, a médica Shirley Ratier, de 72 anos, afirma que é "extremamente a favor das vacinas". Mas não quer que apenas vacinados entrem ou frequentem determinados locais. "Obrigar as pessoas a tomarem vacinas é inconstitucional", sustenta.

A agricultora familiar Maria Ferreira da Costa, de 50 anos, também é contrária ao passaporte. "Sou contra o passaporte, mas quero entender a questão, por isso, vim aqui. Quero saber como isso nos afeta, porque eu sei que a vacinação reduziu os casos no assentamento".

Já a autônoma Juliana Vieira da Silva, 33 anos, é a favor do passaporte e da vacina. "As vacinas fazem parte da vida desde bebês e me sinto segura com ela. Se tiver terceira dose, vou tomar também", revela.

Dentro do grupo contra o passaporte, o mais alvoroçado é o que contesta também a vacina. Com cartazes, eles falam de reações adversas após a aplicação.

Vereador Airton Araújo (PT), um dos proponentes de projeto que cria o passaporte, afirma que ninguém vai obrigar a tomar a vacina, mas "estamos incentivando e permitindo que as pessoas tenham direito à vida. Já morreram 584 mil pessoas", lamentou.

O vereador Sandro Benites, do Patriotas, avalia que a vacinação é importante. Mas insiste que a imunização pela doença é mais eficaz que pelo imunizante. Para ele, "o importante é tomar uma posição", sustenta ele, que também é médico.

Nos siga no Google Notícias