ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Pantanal continua em chamas mesmo com chuvas intensas

Estado zerou focos após tempestade da semana passada, mas já voltou a registrar novos incêndios

Adriel Mattos | 21/10/2021 15:35



Mesmo com a tempestade que espalhou um rastro de destruição por Mato Grosso do Sul na semana passada, o Pantanal continua sendo duramente afetado por queimadas. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registrados 1.196 focos em outubro.

Tamanha é a intensidade das queimadas que a Operação Hefesto, que foi lançada em julho, acabou se tornando permanente. Hoje, 72 militares atuam na região pantaneira, com o apoio de voluntários de ONGs (organizações não-governamentais).

As chuvas até ajudam a reduzir os focos, mas o fogo persiste. No dia da tempestade, 15 de outubro, havia 42 focos. Um dia depois, o Estado zerou as queimadas. Mas já no dia 17, 26 focos foram registrados.

Vídeos divulgados pela instituição SOS Pantanal mostram focos no Pantanal do Rio Negro, onde fica o parque estadual que leva o nome do curso d’água. Ontem, quarta-feira (20), o fogo chegou às margens do Rio Aquidauana.

Para reforçar o combate às queimadas, o Ministério do Desenvolvimento Regional repassou R$ 6,7 milhões para Mato Grosso do Sul. Os recursos serão usados na compra de combustíveis para viaturas, barcos e equipamentos, além de contratação de aeronave e aluguel de veículos para transporte de pessoal.

Nos siga no Google Notícias