ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Levantamento mostra redução nos focos de calor e área queimada no Pantanal

Governo do Estado investiu R$ 56 milhões nas ações de combate a incêndios este ano

Ana Paula Chuva | 16/11/2021 15:39
Militares durante combate a incêndio no Pantanal. (Foto: Corpo de Bombeiros de MS)
Militares durante combate a incêndio no Pantanal. (Foto: Corpo de Bombeiros de MS)

Levantamento divulgado pela Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Corpo de Bombeiros mostra que entre 1º de janeiro e 15 de novembro de 2021, a área queimada na região do Pantanal foi 46,6% menor que o mesmo período no ano passado.

Mesmo com o baixo nível de chuva e a queda nos níveis dos rios do Estado, segundo os dados divulgados, este ano, os incêndios atingiram cerca 901.325 hectares, enquanto que em 2020, á área afetada foi de 1.688.175 hectares.

Além disso, o levantamento mostra que os focos de calor também sofreram redução, apesar da vegetação estar ainda mais seca com a estiagem. Em 2020, foram registrados 8.739 desastres naturais no bioma, já este ano, foram 5.755, uma redução de 34,14%.

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais) e do Laboratório de Aplicações de Satélites da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostram ainda que em áreas protegidas, a extensão queimada foi reduzida a 88,02% na região da Serra do Amolar, 50,82% em unidades de conservação e 42,01% em terras indígenas.

Uma das aeronaves usadas durante as operações no Pantanal. (Foto: Corpo de Bombeiros de MS)
Uma das aeronaves usadas durante as operações no Pantanal. (Foto: Corpo de Bombeiros de MS)

Este ano, o Governo do Estado investiu R$ 56 milhões na reestruturação do Corpo de Bombeiros com novas viaturas, treinamento e aumento do efetivo com a incorporação de 150 homens, bem como a aquisição de um Air Tractor, por meio de licitação internacional. Isso, aliado aos planejamentos, fez com que aumentasse a eficiência da corporação no combate aos incêndios.

Este ano também, o Corpo de Bombeiros realizou a Operação Hefesto, que teve início no dia 7 de julho em Corumbá e está em atividade há 137 dias. Ao todo, foram designados 796 militares de várias unidades da corporação, além de nove aeronaves, durante a fase mais aguda de incêndios entre os meses de agosto e outubro.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também