ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Da manteiga ao azeite, Glaucia abre empório onde tem limão em tudo

Há dois anos, nutricionista criou um empório onde vende produtos artesanais feitos a partir da fruta

Jéssica Fernandes | 20/05/2022 06:33
Manteiga artesanal é temperada com limão e especiarias. (Foto: Arquivo pessoal)
Manteiga artesanal é temperada com limão e especiarias. (Foto: Arquivo pessoal)

Quem acha que o limão taiti só serve para fazer limonada ou dar um sabor especial na salada é porque não conhece as receitas inventadas pela nutricionista Glaucia Batista, de 34 anos. Há dois anos, ela abriu o Empório Limão, que tem produtos de diversos tipos, como manteiga, azeite, geleia e até cachaça. Independente dos acompanhamentos, a fruta é a estrela principal sempre.

Natural de São Paulo, Glaucia sempre teve um contato próximo com a produção da fruta, pois o pai é dono de uma lavoura. Após se mudar para Campo Grande, ela começou a desenvolver uma pesquisa na faculdade, que contribuiu para a criação do empório.

A profissional explica que percebeu que as pessoas comiam a fruta, porém não compravam produtos que fossem derivados da mesma. “As pessoas não consumiam os produtos derivados, porque tinham preconceito devido ao gosto industrializado e químico que não agradavam o paladar", conta.

Trufas recheadas com mousse de limão e finalizadas com chocolate em pó. (Foto: Arquivo pessoal)
Trufas recheadas com mousse de limão e finalizadas com chocolate em pó. (Foto: Arquivo pessoal)

Após descobrir o motivo, Glaucia resolveu fazer algo diferente com o limão taiti e mostrar ao público o quanto ele pode ser incorporado na alimentação. "Começamos a desenvolver produtos com limão sem conservantes químicos e o mais natural possível. Então, tudo é feito artesanalmente”, diz.

O primeiro produto inventando foi o sal grosso batido com limão, orégano, manjericão e tomilho. Hoje, a nutricionista expandiu o cardápio, que conta com itens para serem saboreados na sobremesa, adicionados como tempero ou consumidos com um pão na hora do café da manhã.

Independente do prato, a proprietária do empório destaca que o objetivo é usufruir de todos os benefícios da fruta. “A proposta é levar mais saúde, então o principal foco, além do sabor, é aproveitar os nutrientes da fruta. É um aproveitamento integral pensando na sustentabilidade e evitando o desperdício. O limão taiti se destaca, porque tem mais nutrientes e vitaminas, então, a gente tem um produto riquíssimo nas mãos”, ressalta.

Uma das versões da geleia é com morango e limão taiti. (Foto: Arquivo pessoal)
Uma das versões da geleia é com morango e limão taiti. (Foto: Arquivo pessoal)

No empório, o público encontra o azeite de oliva extravirgem, que é condimentado com a polpa e casca natural do limão, e geleias de maracujá, morango, tamarindo e framboesa. Todas elas são misturadas com o limão taiti e cada versão traz um sabor cítrico e doce.

Além dessas opções, a nutricionista produz a manteiga com alho, cebola e salsa; a pasta de queijo com nozes, castanhas, uvas passas; cachaça artesanal curtida com limão taiti e mel; limão na conserva de salmoura; trufa recheada com o mousse de limão; limão cristalizado e desidratado.

Um dos carros-chefe da casa, conforme a proprietária, é uma bebida ótima para melhorar o sistema imunológico. "Temos a bebida gelada com guaco, própolis, mel e limão. Na pandemia, ela fez sucesso, porque é bom para o reforço imunológico”, afirma.

Pasta artesanal de queijos com limão taiti, castanhas e uvas passas. (Foto: Arquivo pessoal)
Pasta artesanal de queijos com limão taiti, castanhas e uvas passas. (Foto: Arquivo pessoal)

Independente da forma de consumo dos produtos derivados do limão, Glaucia destaca que as pessoas devem conhecer a versatilidade da fruta. “Eu convido a todos para viverem essa experiência gastronômica, porque o paladar vai ficar mais aguçado”, conclui.

O Empório Limão está localizado na Rua Cardoso de Almeida, 479, Bairro Jardim São Lourenço. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Aos sábados é das 8h às 12h.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias