ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Cinema da Capital terá sessões para pessoas com espectro autista

O anúncio foi feito pela Defensoria Pública, que oficiou a empresa para que a legislação atual fosse cumprida

Flávio Veras | 17/01/2022 15:04
(Foto: UCI/Divulgação)
(Foto: UCI/Divulgação)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul anunciou, nesta segunda-feira (17), que a rede de cinemas UCI terá sessões voltadas às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). De acordo com o órgão, foi instaurado um procedimento para acompanhar p cumprimento da Lei Estadual nº 5.677/2021 por parte da empresa.

Após ser oficiada, a rede de cinemas revelou que adotará a medida até o fim do mês de janeiro. Segundo o coordenador do Nudedh (Núcleo de Direitos Humanos), o defensor público Mateus Sutana, o objetivo do procedimento era acompanhar o cumprimento da lei estadual, que trata da realização de sessão mensal de cinema adaptada às pessoas com o transtorno ou outras deficiências que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral.

"Muitas famílias e pessoas TEA deixam de ter convívio social ativo. Pensando nisso, a Lei 5.677/2021 criou sessões de cinema com algumas peculiaridades, como forma de minimizar algumas barreiras: o ambiente deve ter pouco estímulo sensorial e os funcionários deverão ser treinados para atendimento adequado. Esse é um grande passo para a garantia de dignidade", pontua o coordenador.

Em resposta às solicitações, a UCI informou que, em virtude da pandemia de covid-19, não foi possível dar imediato cumprimento à legislação estadual. Contudo, após a provocação, a data fixa mensal em que as sessões são realizadas, acontecerá provavelmente em uma terça ou quarta-feira de cada do mês, iniciando já na próxima semana, quando ocorrerá a primeira sessão.

Na nota, a empresa ainda informou que possui equipe treinada para um adequado atendimento às pessoas com TEA ou outras deficiências que acarretem hipersensibilidade sensorial. Contudo, está em contato com a AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista), para a realização de treinamento e emissão de certificado para toda a equipe ainda em fevereiro.

A publicidade e divulgação de datas serão feitas pela rede UCI, mensalmente, de acordo com a data estipulada, sempre que possível com antecedência mínima de 10 dias.

Como será - As sessões adaptadas serão realizadas com luzes permanentemente acesas, dimerizadas a 50% e som 25% mais baixo em relação a uma exibição tradicional e volume de som reduzido.

A lei garante, ainda, que familiares ou acompanhantes, mediante a compra de ingresso, terão acesso irrestrito à sala de exibição, podendo entrar e sair da sessão sempre que necessário.

Endereço - O UCI da Capital fica localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, 4796 - Parque dos Novos Estados, no Shopping Bosque dos Ipês.

Nos siga no Google Notícias