ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

No meio da cidade, Lourdes fez do jardim de casa um refúgio tranquilo

Quintal da residência é repleto de plantas e a moradora perdeus as contas de quantas cultiva

Jéssica Fernandes | 05/12/2021 08:00
Lourdes na passarela da casa onde reside.(Foto: Kísie Ainõa)
Lourdes na passarela da casa onde reside.(Foto: Kísie Ainõa)

Na Rua Gravataí, a residência da Lourdes Queiroz, 69 anos, é sinônimo de conforto, sossego e refúgio. O charme do imóvel é o vasto jardim que reúne diversas flores, árvores frutíferas e plantas. Há 47 anos no local, o espaço natural é motivo de orgulho e fonte de memórias boas.

Localizada no Bairro Cruzeiro, é possível ver da calçada a pequena floresta que ela cuida e rega com muita dedicação. No portão, quem quiser conversar com a moradora, precisa antes tocar o charmoso sino de ferro decorado com um passarinho.

Depois de ouvir o som da campainha rústica, Lourdes percorreu a passarela que é constituída por um portal de árvores. Ela chegou um pouco desconfiada, a princípio não entendeu o interesse no espaço, mas abriu o portão com um sorriso para mostrar o quintal.

Moradora toca o sino de ferro com passarinho.(Foto: Kísie Ainõa)
Moradora toca o sino de ferro com passarinho.(Foto: Kísie Ainõa)

Ao Lado B, ela contou que se mudou para a residência após casar com o marido, Benedito José. Ambos ficaram juntos durante 44 anos, pois o marido veio a falecer há três anos. Décadas antes de partir, Benedito plantou a maioria das árvores que continuam firmes no terreno da casa.

Hoje, Lourdes segue regando o pé de cajamanga, ameixa japonesa, pimenta do reino, carambola, mamão, banana, abacate, cereja, gengibre, além das orquídeas, resedás e begônias. Em meio às flores de verdade, artificiais completam o cenário e trazem cor para o excesso de verde.

Quando chegou, o terreno estava vazio e sem qualquer vestígio de plantas. Ao lado do esposo, construiu a casa e fez o jardim. “Quando fomos casar, meu sogro deu para o meu esposo o terreno e nós construímos. Essa é a minha primeira e única casa até hoje. Aqui meus filhos brincaram de pega pega, nas árvores e na rua porque tinham poucas casas”, diz.

Placa é uma das decorações do quintal.(Foto: Kísie Ainõa)
Placa é uma das decorações do quintal.(Foto: Kísie Ainõa)

Além de mãe da Regina Célia e do Fábio Aparecido, Lourdes também é avô de duas meninas e três meninos. Na calçada, assinaturas no concreto revelam a identidade de alguns dos cinco netos. Embora seja viúva, a dona da residência nunca está sozinha, pois o quintal é frequentado por crianças da vizinhança brincam livremente no ambiente. “Eles me chamam de vô Luds, vem brincar a tarde”, conta.

Orgulhosa, ela fez questão de mostrar todas as plantas e, por ter muitas, já perdeu as contas e não sabe o nome de algumas. Ainda assim, dá dicas sobre a utilidades e benefícios medicinais de certas espécies. “Esse aqui é o mamão mate, para quem tem diabetes é bom tomar o chá da flor”, explica.

No refúgio arborizado da Lourdes, o som dos pássaros é constante. Na refrescância do jardim, ela passa as tardes e quase não sente o calor que atinge o restante da cidade. No final da entrevista, ela fez questão de passar um batom e pousar alegre no jardim.

Quintal é repleto de árvores e plantas.(Foto: Kísie Ainõa)
Quintal é repleto de árvores e plantas.(Foto: Kísie Ainõa)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias