ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Governador promete fim de ano "gordo" para servidores

Adriel Mattos e Ângela Kempfer | 20/05/2022 06:00
Governador durante entrevista coletiva na manhã de ontem. (Foto: Adriel Mattos)
Governador durante entrevista coletiva na manhã de ontem. (Foto: Adriel Mattos)

Final de ano gordo – Sete meses antes, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) revelou ontem que o salário de dezembro do funcionalismo estadual, que é pago no quinto dia útil de janeiro, será antecipado e quitado para as festas de “Papai Noel” deste ano. No mês que encerra seu mandato, o tucano vai pagar em torno de R$ 1,2 bilhão para os 78 mil servidores. Além do vencimento do mês, a bolada inclui novembro e o décimo terceiro.

Contas em dia – Ao fazer uma espécie de balanço de sua gestão, Azambuja disse que vai passar o bastão para o sucessor com a “casa em ordem”. Folha salarial quitada, sem dívidas a pagar e, se eventualmente, alguma obra não for concluída até dezembro, vai deixar dinheiro em caixa para pagá-las. O governador lamentou que, ao assumir o governo, “totalmente quebrado”, foi obrigado a tomar medidas amargas. “Não quero fazer com quem me suceder”, comentou.

Pobreza - Em tom de lamento, o governador reproduziu informação do jornal O Estado de S. Paulo de que 4% da população brasileira deixou de pagar a conta de energia elétrica para comprar alimentos. “Isso entristece a gente. As pessoas não podem ter luz em casa, porque têm que fazer uma escolha: ou paga a luz ou compra comida”, disse ao defender seu programa “Energia Social – Conta de Luz Zero”. Em Mato Grosso do Sul, o governo paga a conta para 160 mil famílias.

Ainda lento – Nos últimos 2 anos, apenas 3 municípios de Mato Grosso do Sul entraram no aplicativo Airbnb para locação de imóveis por temporada: Bonito, Campo Grande e Ponta Porã. A baixa adesão divulgada pelo próprio aplicativo mostra que por aqui, esse tipo de turismo ainda não emplacou.

Na vitrine - Um dos sex shops antigos da cidade abre as portas, na próxima semana, no shopping mais tradicional da Capital: o Campo Grande. O "Labareda" garante que será a primeira empresa sensual em um shopping do Brasil. No material de divulgação, os proprietários asseguram que não vão barbarizar ninguém e sim, criar um ambiente emocionalmente seguro para que as “pessoas alcancem educação, consciência e principalmente bem-estar sexual”.

Perdoa - Com as bênçãos do TCE (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), dos deputados e do governo estadual, os prefeitos que cometeram irregularidades e foram multados pela Corte podem ser mais uma vez perdoados. Reunião ontem (19) na Assembleia Legislativa praticamente selou mais um Refis (Programa de Renegociação de Dívidas).

Lambuja de novo - Durante o encontro, o presidente do Tribunal de Contas, o conselheiro Iran Colhe das Neves, já até antecipou que deve reeditar o programa de negociações sim, nos mesmos termos que já liberaram as multas e salvaram os prefeitos de colocar a mão no bolso e pagar quantia robusta aos cofres do TCE.

Ajuda nós - A Aprefex (Associação de Prefeitos e Ex-prefeitos de Mato Grosso do Sul) encabeçou o pedido de perdão. Segundo a entidade, os prefeitos não devem porque são caloteiros, mas por problemas de “comunicação”. “Mais de 80% das multas dos ex-gestores foram geradas devido à remessa atrasada de documentos ao Tribunal de Contas e até por falta de comunicação”, justificou o tesoureiro da entidade, Rogério Rosalin.

Troca – Os juízes de Campo Grande Mário José Esbalqueiro Jr. e Marcelo Ivo de Oliveira vão trocar de lugar. O primeiro assumirá a 7ª Vara Criminal da Capital e o segundo irá judicar na 5ª Vara de Família e Sucessões. Os desembargadores integrantes do Órgão Especial do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) votaram a favor da permuta, na sessão de quarta-feira (18).

Mais mudanças - No interior, dois juízes foram promovidos e assumirão varas em comarcas de segunda entrância. A juíza Laísa de Oliveira Ferneda Marcolini deixa a comarca de Sete Quedas para assumir a 2ª Vara de Costa Rica, e o juiz Mario César Mansano deixa Deodápolis para tomar decisões na 2ª Vara de Fátima do Sul.

Nos siga no Google Notícias