ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Chegada da tecnologia 5G a Campo Grande deve ser adiada

Inicialmente, todas as cidades deveriam receber o sinal até o fim de setembro

Karine Alencar | 12/08/2022 16:33
Conexão disponibilizará internet de 50 a 100 vezes mais rápida (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Conexão disponibilizará internet de 50 a 100 vezes mais rápida (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pediu nesta sexta-feira (12), um novo prazo de 60 dias para que a tecnologia 5G comece a funcionar em Campo Grande e outras 14 capitais Brasileiras.

A agência que acompanha a limpeza de faixas para ativação do serviço, afirmou ao Campo Grande News que a solicitação foi necessária para rodar o serviço definitivamente, sem qualquer intervenção no sinal, visto que foram detectados problemas nas cidades que deveriam receber o serviço já em setembro.

"A solicitação foi feita por questão de segurança, para não haver risco de interferências nas parabólicas. Também existem equipamentos (filtros) que ainda vão desembarcar no Brasil", sustentou. No entanto, o Conselho Diretor da Anatel ainda terá de avaliar o pedido.

Inicialmente, o prazo era até o fim de setembro. Agora, caso autorizado, os serviços começarão a funcionar em 27 de novembro.

Onde atrasa-  Com isso, a conexão pode ser adiada em Campo Grande, Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém. Já estão com o 5G operante Brasília, São Paulo, João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Hoje, o Gaisp (Grupo de Acompanhamento das Obrigações da Faixa de 3,5 Ghz) autorizou que a tecnologia seja ligada no próximo dia 16 em três cidades: Salvador, Goiânia e Curitiba. No Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória, o 5G pode começar a rodar até o fim de setembro.

Procurada, a operadora de telefonia móvel Claro, tornou a afirmar que aguarda apenas a liberação da Anatel para colocar em funcionamento a conexão 5G na frequência de 3,5Ghz na Capital. O mesmo foi enfatizado pela Vivo e Tim, que devem desempenhar o trabalho na região de Campo Grande.

Segundo a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), a cidade de Campo Grande já está pronta para receber a tecnologia 5G desde abril de 2022. A Capital foi uma das primeiras do país a atualizar a legislação para receber a quinta geração da tecnologia móvel.

Entenda – O 5G é a quinta geração da telefonia móvel, em implantação no mundo desde 2018. Como será distribuída em faixas de frequência maiores, a expectativa é de que a velocidade aumente de 50 a 100 vezes.

Isso permitirá avanços em áreas como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes e automação. As operadoras ainda não definiram se vão reajustar os planos com a chegada da nova rede.

Nos siga no Google Notícias