ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Ibama aceita estudo de impacto ambiental para projeto da Nova Ferroeste

Com segurança jurídica, próximo passo é realizar audiências públicas para participação da população

Gabriela Couto | 21/01/2022 08:19
Imagem aérea de trem sobre trilho no Paraná. (Foto: Nova Ferroeste)
Imagem aérea de trem sobre trilho no Paraná. (Foto: Nova Ferroeste)

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) recebeu e aceitou para avaliação o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) da Nova Ferroeste. A publicação foi feita na edição desta sexta-feira (21) no DOU (Diário Oficial da União) e é assinada pelo diretor de licenciamento ambiental, Jônatas Souza da Trindade.

O documento foi entregue no dia 24 de novembro de 2021. Ele é fundamental para garantir a segurança jurídica para investidores do projeto. O empreendimento que passa por Mato Grosso do Sul e Paraná deve ir a leilão na Bolsa de Valores no segundo trimestre deste ano.

A partir de agora, abre-se o prazo oficial para a chamada das audiências públicas. Elas serão distribuídas ao longo do traçado para que a população possa participar, receber esclarecimentos sobre o empreendimento, tirar dúvidas, fazer críticas e trazer contribuições.

Antiga estação de trem desativada em Maracaju, que poderá ser incorporada ao projeto da Nova Ferroeste. (Foto: Gilson Abreu/AEN)
Antiga estação de trem desativada em Maracaju, que poderá ser incorporada ao projeto da Nova Ferroeste. (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Outra etapa será a vistoria, na qual técnicos do Ibama vão a campo em locais estratégicos para fazer a avaliação e finalizar a análise antes de publicar o parecer final. A Nova Ferroeste vai ligar o Mato Grosso do Sul e o litoral do Paraná por trilhos. A estrada de ferro vai ter 1.304 quilômetros de extensão, saindo de Maracaju com destino a Paranaguá.

Um ramal entre Foz do Iguaçu e Cascavel vai facilitar o escoamento de produtos vindos do Paraguai e da Argentina. A empresa ou consórcio vencedor vai executar a construção da Nova Ferroeste e explorar o trecho por 70 anos. O valor do investimento é de R$ 29,4 bilhões.

Nos siga no Google Notícias