ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Consumidores com tarifa social continuam sem adicional na energia em janeiro

Para os demais consumidores, no entanto, continua em vigor até abril de 2022, a bandeira de escassez hídrica

Adriano Fernandes | 30/12/2021 21:47
Com energia mais cara, quem não é beneficiário da tarifa social vai ter que "maneirar" no ar-condicionado. (Foto: Adriano Fernandes)
Com energia mais cara, quem não é beneficiário da tarifa social vai ter que "maneirar" no ar-condicionado. (Foto: Adriano Fernandes)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai manter a bandeira verde para os consumidores que recebem o benefício da tarifa social de energia elétrica todo o país, durante o mês de janeiro.

Com isso, os moradores classificados neste patamar de cobrança não precisarão pagar tarifa adicional na conta de luz no mês que vem. O que já ocorre desde o início de dezembro.

Para os demais consumidores, no entanto, continua em vigor até abril de 2022, a bandeira de escassez hídrica - que prevê tarifa de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (30) pela agência.

Tarifa Social - Os adicionais de bandeiras tarifárias na conta de luz dos consumidores que possuem direito à tarifa social de energia elétrica seguem os mesmos percentuais de descontos que são estabelecidos por faixa de consumo.

Isso significa que as famílias de baixa renda, inscritas no programa de Tarifa Social, pagam as bandeiras com os mesmos descontos que já possuem nas tarifas, de 10% a 65%, dependendo da faixa de consumo.

A partir de janeiro, a tarifa social chegará a milhões de famílias isso porquê em novembro, a Aneel regulamentou a aplicação de lei que determina a inclusão automática na tarifa social de energia elétrica de famílias atendidas pelos programas sociais do Governo Federal. Estimativas apontam que mais 11,5 milhões no país podem vir a usufruir dos descontos, além das 12,3 milhões já atendidas.

Nos siga no Google Notícias