ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Conteúdo Patrocinado

Sindicato ganha liminar que impede Santander de abrir aos sábados

Post patrocinado | 21/01/2022 18:25
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região conquistou nesta sexta-feira, dia 21, uma liminar que impede o Santander de abrir as agências bancárias neste sábado (22). A decisão foi da 6ª Vara do Trabalho de Campo Grande com validade para todos os bancários da base da entidade sindical.

Na decisão, a Juíza do Trabalho, Nadia Pelissari, destaca: “Não há excepcionalidade que justifique o afastamento da norma do art. 1o da Lei 4.178/62, bem como foge ao bom senso a exposição de clientes e trabalhadores em pleno agravamento da pandemia de COVID-19”. O art. 1º da Lei 4.178/62 é taxativo ao estabelecer que “os estabelecimentos de crédito não funcionarão aos sábados, em expediente externo ou interno”

O despacho determina ao Banco Santander “que se abstenha de abrir suas agências no sábado, 22/1/2022, ou em qualquer outro sábado sem justificativa da excepcionalidade, sob pena de multa de R$10.000,00 por trabalhador que se ativar no sábado”.

A decisão é resultado de Ação Civil Pública promovida pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região e conduzida pelo advogado Oclécio Assunção Júnior, do escritório Assunção Advocacia, que presta assessoria jurídica ao sindicato.

O objetivo da ação judicial foi barrar o desrespeito à jornada de trabalho da categoria bancária e o aumento dos riscos de contaminação por Covid-19, principalmente por causa da variante Ômicron, e por Influenza H3N2.

“Entramos com essa ação para proteger a saúde e os direitos dos bancários. A lei é clara quanto à carga horária dos bancários, de seis horas de segunda a sexta, e também quanto ao funcionamento das instituições financeiras. O Santander anunciou a abertura das agências no sábado, em meio a uma explosão de casos de Covid e Inlfuenza, sem ao menos consultar os representantes da categoria”, destaca a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Conforme anunciado pelo banco espanhol, as agências iriam funcionar no sábado (22), das 10h às 14h (horário de Brasília), em todo o país, para os atendimentos da campanha “Desendivida Santander”.

“Além de convocar para trabalhar no sábado, durante a pandemia, o banco ainda se nega a pagar horas extras, alegando dificuldades sistêmicas. A atitude do banco viola os direitos da categoria. É uma irresponsabilidade e um descaso com os trabalhadores. Não podemos aceitar que isso aconteça”, disse Neide Rodrigues.

O que diz a Lei

 A Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é específica, conforme o artigo 224, quanto a carga horária dos bancários: “a duração normal dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana.

Além disso, a Lei 4178/1962 proíbe o funcionamento de instituições financeiras aos sábados. O trabalho nestes dias somente é permitido com a realização de acordos coletivos com os sindicatos.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Decisões favoráveis

As entidades sindicais dos bancários de todo país estão acionando a Justiça para impedir a abertura das agências. A Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras de Santa Catarina e os Sindicatos dos Bancários de Rio Claro e Região, da Baixada Fluminense, do Sergipe, da Bahia, do Ceará e da Paraíba também já conseguiram liminares que também impedem a abertura das agências do banco Santander no sábado (22) nas cidades que compõem a base das entidades.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Nos siga no Google Notícias