ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Trilha Orgânica

Em tempos de viroses, plantas medicinais podem ser aliadas

Márcia Chiad (*) | 13/01/2022 11:30
Plantação no quinta - Foto: Arquivo pessoal
Plantação no quinta - Foto: Arquivo pessoal

É no quintal de casa, bem pertinho da gente que pode estar nossos melhores aliados para evitar que as viroses típicas do verão ganhem força. Gripes, resfriados, febres e tosses podem ser logo barradas se fizermos uso de algumas ervas antivirais e bactericidas.

A regrinha é nunca esperar a gripe ou resfriado se instalar para começar a fazer uso dos chás. Podemos usá-los como preventivos, quando muda o clima ou se começamos sentir algum tipo de mal estar.

Tomilho - Foto: Arquivo pessoal
Tomilho - Foto: Arquivo pessoal

O tomilho por exemplo, uma erva bastante conhecida na culinária para tempero de carnes vermelhas e molhos, é um excelente antiviral. Uma infusão pela manhã e a noite por 2 dias é capaz de mandar pra bem longe qualquer resfriado!

Sálvia - Foto: Arquivo pessoal
Sálvia - Foto: Arquivo pessoal

A sálvia é outra planta bem mais conhecida na cozinha, mas é também muito poderosa para melhorar a imunidade e saúde geral do corpo. Isso sem dizer que uma infusão bem forte de sálvia é um tratamento incrível para dores de garganta.

Em qualquer quintal de vó ou mesmo nas calçadas encontramos também a alfavaca. Essa planta é um excelente tratamento para gripes e tosses. Um xarope feito com folhas de guaco e alfavaca é uma combinação perfeita para melhorar tosses com secreção. Juntas atuam muito bem como expectorante.

Mix de ervas pra melhorar imunidade - Foto: Arquivo pessoal
Mix de ervas pra melhorar imunidade - Foto: Arquivo pessoal

É importante dizer que nada substitui a visita ao médico em casos mais agudos. As ervas medicinais e condimentares, na verdade são grandes aliadas para evitar que as infecções aumentem.

Ah, e vale lembrar que o melhor remédio para evitar gripes e resfriados é a boa alimentação. Abusar de sucos, chás e temperos frescos é um ótimo caminho para termos mais saúde. A natureza é sempre generosa com a gente!

Para mais dicas sobre agricultura urbana me siga nas redes: @marciachiad

(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do @recantodaservas.

Nos siga no Google Notícias