ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Trilha Orgânica

5 razões para você começar a plantar hoje!

Por que ter uma horta em casa e os efeitos dela na nossa vida

Márcia Chiad (*) | 20/01/2022 08:00

Há muito tempo tenho refletido sobre os benefícios que recebo diariamente por cultivar minha horta, meus próprios temperos, minha própria comida, meus remédios caseiros. Além da autonomia que ganho com essa prática, tenho ganhado também mais saúde, bem estar e ainda pratico a paciência, a sabedoria.

A doce simplicidade da vida rodeada pela natureza me trouxe tantos benefícios nesses mais de 20 anos, que despertei para o cuidado com a terra e, consequentemente, comigo mesma. Compartilho aqui as principais razões, no meu ponto de vista, por que todo mundo deveria reservar um cantinho em casa para por a mão na terra:

1. Diminui o estresse 

É incrível o poder curativo da terra. O estresse diminui sensivelmente quando dedicamos apenas 15 minutinhos por dia para o cultivo de uma erva, no vaso ou no chão. Chegar do trabalho e regar as plantas também ajuda a limpar a mente. Sempre sinto a sensação de “esvaziamento” quando me conecto com as plantas.

Diminui o estresse - Foto: Arquivo pessoal
Diminui o estresse - Foto: Arquivo pessoal

2. Diminui a ansiedade 

Quando a gente começa a cultivar nossa horta de um jeito ou de outro aprendemos a esperar. Esperamos a semente germinar, depois esperamos o ponto ideal para fazer o transplante da muda e na sequencia, dependendo da espécie temos uma boa espera até colher. Esse é um dos grandes aprendizados da horta. Esperar o tempo certo para cada ação e isso a gente leva para a nossa vida.

3. Aprendemos a lidar com as decepções

Nem tudo na horta ou no nosso jardim transcorre do jeito que a gente quer ou imagina. As vezes dormimos e acordamos sem a nossa moita de salsinha porque as formigas consumiram tudo. As vezes, por um lapso, esquecemos de molhar nossas plantas e o sol escaldante seca rapidamente aquela rúcula que estávamos sonhando em comer na salada. A gente lida o tempo todo com as decepções. Nem tudo que a gente semeia, germina. E assim vamos aprendendo a lidar com as frustrações do dia-a-dia.

4. Melhora a saúde 

Ter uma horta faz com que a gente melhore e muito a nossa saúde. A gente come mais verdes, temperamos mais a nossa comida e de quebra, diversificamos muito a nossa alimentação e ganhamos mais imunidade.

5. Temos mais prazer em cozinhar 

Quem planta quer colher logo os temperos e usar nas receitas do dia-a-dia. Depois que a gente acostuma ter os temperos frescos bem perto da gente, temos sim, muito mais prazer em cozinhar. E aí , está esperando o quê pra ter a sua própria hortinha?

A alegria de plantar - Foto: Arquivo pessoal
A alegria de plantar - Foto: Arquivo pessoal

Para mais dicas sobre agricultura urbana me siga nas redes: @marciachiad 

(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do @recantodaservas.

Nos siga no Google Notícias