ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Momento Saúde Bucal

Próteses fixas: conforto e saúde a curto, médio e longo prazo

Marco Polo Siebra (*) | 14/12/2021 10:00

Hoje falaremos mais sobre as Próteses Fixas. Mas antes é importante lembrar que umas das funções das próteses dentárias é a transmissão de força gerada nos atritos dos dentes. E a prótese fixa nesse quesito manda muito bem, pois sua transmissão de força é dental, ou seja, fixa. Podendo chegar a 100% da função mastigatória, gerando muito mais conforto e saúde a curto, médio e longo prazo.

Prótese parcial fixa é uma prótese dentária relacionada à substituição de um ou mais dentes perdidos em uma arcada, onde utilizamos os dentes vizinho ao espaço (onde se perdeu os dentes) como suporte dessa prótese. Ela é cimentada nesses dentes pilares e não é removida pelo paciente. Ela fica fixa nesses dentes suportes.

Prótese fixa sobre implante é utilizada para substituir dentes perdidos em casos em que a raiz do dente também foi comprometida. Nesse cenário, é fixado no osso um parafuso de titânio que substitui a raiz do dente, onde será, posteriormente, parafusada a prótese. Nesse caso podemos fazer uma prótese fixa sobre implante para restabelecer um ou mais dentes perdidos, como também podemos restabelecer toda uma arcada, chamada de Prótese de protocolo, onde devolvemos todos os dentes perdidos dessa arcada e também o osso.

Lentes de contato são facetas ou lâminas ultrafinas, com 1 mm no máximo de espessura ou menos, confeccionadas em cerâmica ou resina composta. Elas são aderidas aos dentes por um sistema de cimentação adesiva, com a intenção de alterar forma, contorno e a proporção dos dentes melhorando o sorriso do paciente. As lentes de contato por serem muito fina não altera a cor dos dentes só o formato, a anatomia.

Faceta dentária é uma prótese muito fina, semelhante às lentes de contato, só que as facetas já possuem mais de 1 milímetro de espessura, mais grossa que a lente de contato, elas são confeccionadas em porcelana ou resina. São parecidas com uma capa que tem o formato do dente do paciente. Elas são coladas sobre o esmalte dentário para modificar características como tamanho, contornos e a cor. Também podem corrigir pequenos desalinhamentos e fraturas de baixa gravidade.

Coroas de porcelana são próteses que reconstrói toda coroa do dente, mantendo a raiz do dente como suporte, restabelecendo a integridade, a estética e a função do dente na mastigação. Também são cimentadas no remanescente dental.

Temos que entender que toda a prótese dentária tem que ser indicada por um dentista, de preferência especialista na área e mediante a uma avaliação geral de saúde do paciente, uma avaliação clínica e radiográfica, então consulte sempre um dentista para poder se avaliar.

Mais informações me manda um direct no Instagram @marcopolosiebra que terei maior prazer em te ajudar.

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É Tesoureiro voluntário da ABRAz/MS (Associação Brasileira de Alzheimer e Demências Similares - Regional MS) e Diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.

Nos siga no Google Notícias