ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Momento Saúde Bucal

Medo de dentista? Veja como superar a odontofobia

Marco Polo Siebra (*) | 12/10/2021 07:58

O medo do dentista, chamado de odontofobia, pode ser um problema mais comum do que parece, além de muito complicado. Muitas pessoas sofrem com essa fobia, e por isso evitam a ida ao dentista a todo custo. Só que isto coloca a própria saúde bucal em risco.

Estudos feitos no mundo inteiro apontam que mais de 60% da população tem medo de dentista. Além disso, muitas pessoas foram dessa porcentagem também sofrem com grande ansiedade odontológica, estresse intenso que antecede a consulta, mesmo que os procedimentos não causem dor alguma. Mas o que é de fato a odontofobia e o que fazer para superar esse medo? Confira as dicas que separamos a seguir.

O que é a odontofobia?

O termo fobia vem do grego “fobos”, que significa medo ou pavor. Na mitologia grega, Fobos era filho de Ares, deus da guerra, e Afrodite, deusa da beleza, e acompanhava o pai nos campos de batalha para causar temor aos inimigos. Mas apesar da crença ter ficado no passado, o termo nos acompanha até hoje, sendo usado como sufixo para indicar medo exagerado de determinada situação, animal, objeto, etc.

O medo está ligado a um instinto de sobrevivência, pois nosso corpo interpreta certas situações como perigosas e provoca algumas reações protetivas.  No caso da odontofobia, o medo pode estar relacionado a experiências passadas ruins com dentistas, como um procedimento doloroso ou situação constrangedora.

As reações de medo podem ser engatilhadas por diversos fatores, como o cheiro dos produtos odontológicos ou o som das ferramentas utilizadas no consultório. Existem também casos de odontofobia que não estão conectados a uma memória real, mas sim a algum relato de terceiros ou imaginário comum. Esse último é bastante comum em crianças.

Como resultado às memórias ruins, sempre que deparada com a hora de ir ao dentista, a pessoa cria uma resistência ao sentimento ruim desencadeado pelo que passou. Outras causas bastante comuns da odontofobia incluem:

Medo da dor: a causa mais comum de odontofobia em adultos de mais de 24 anos, pode ser explicada por experiências passadas no consultório sem os adventos da tecnologia atual, que tem o principal objetivo de proporcionarem procedimentos indolores;

Sentimento de perda do controle: essa causa se assemelha ao medo de viajar de avião, pois o gatilho para as reações de medo está nas situações onde a pessoa não tem controle sobre as coisas que podem machuca-la.

Consequências da odontofobia

A odontofobia se torna um problema sério quando os pacientes passam a apresentar complicações de saúde bucal como doença periodontal ou perda precoce de dentes. Esses casos mais graves pode afetar a vida das pessoas tanto pessoal quanto profissionalmente, gerando uma perda importante no sentimento da autoestima.

Além disso, a expectativa e qualidade de vida de pessoas com esse medo também diminui, uma vez que a saúde bucal precária está relacionada com algumas doenças sérias como as cardíacas e infecções pulmonares.

Os problemas psicológicos e níveis de estresse causados por uma eventual consulta odontológica também podem prejudicar em muito o bem-estar do paciente. Assim, não é incomum que as pessoas com odontofobia realmente não se sintam bem e fiquem doentes de verdade nesses casos. O estresse pode causar problemas como dores de cabeça e rigidez muscular nas costas e pescoço.

Sem contar que a tensão faz com que a nossa tolerância para dor diminua, resultando na necessidade de tratamentos contra a dor mais intenso com anestesia extra e outras medicações. O medo acaba tornando a ida ao dentista muito mais desconfortável do que realmente é.

Superando a odontofobia

Como qualquer outro tipo de fobia, a odontofobia pode ser tratada e superada, sendo que o próprio paciente pode executar exercícios para perder o medo. Separamos algumas dicas para ajudar você a superaro medo e começar a cuidar mais da sua saúde bucal e bem-estar geral, confira:

Entenda qual o gatilho para seu medo

Para lutar com seu medo, é preciso primeiro entende-lo. Portanto, antes de escolher um dentista e marcar uma consulta, se questione: o que causa o meu medo? É uma experiência passada que te causou dor ou constrangimento? Ou ele não vem de uma memória real, mas de algo que você ouviu? Entendendo qual a causa do seu medo você poderá lutar contra ele usando a racionalidade.

Escolha um dentista de confiança

Converse com amigos ou conhecidos que você confie e consiga indicações de profissionais bem qualificados. Afinal de contas, o dentista é grande parte da equação da odontofobia, por isso, escolher um que seja compreensivo ou amigável é a chave para superar o medo. O importante é que o profissional que você escolher o deixe confortável e o faça sentir seguro durante o procedimento.

Faça perguntas ao seu dentista

Esclareça todas as suas dúvidas com o profissional de sua escolha antes, durante ou até mesmo após a consulta. Quanto mais informações você souber a respeito do que estiver sendo feito, mais seguro você se sentirá.

Muito do estresse causado pela odontofobia vem do ato de sofrer por antecedência que, na maioria das vezes, é infundado, pois o procedimento a ser feito é indolor. Com todas as etapas do tratamento esclarecidas, fica mais fácil evitar a ansiedade.

Foque na importância da sua saúde bucal

Grande fator que atua na perda da odontofobia é a determinação, por isso, tenha em mente a importância de ter uma boa saúde bucal. Para casos mais extremos, você pode pensar também nas consequências ruins que não ir ao dentista pode causar. O importante é que você consiga ir até o fim com a consulta.

Faça exercícios de relaxamento

Por fim, para tornar a consulta um fardo menor e algo mais suportável, procure realizar exercícios de relaxamento, como métodos de distração ou respiração. O lado bom é que existem milhares de exercícios que podem ser feitos tanto na sala de espera, quanto durante a consulta.

A partir destas dicas já vai ser mais fácil superar a odontofobia. Não se esqueça de falar com o dentista que você pretende ir e explicar o problema. Assim será mais fácil cuidar de sua saúde bucal sem dor de cabeça.

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É Tesoureiro voluntário da ABRAz/MS (Associação Brasileira de Alzheimer e Demências Similares - Regional MS) e Diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.


Nos siga no Google Notícias