ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Em Pauta

As incógnitas da covId persistente em crianças

Mário Sérgio Lorenzetto | 19/01/2022 06:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

De repente, aquela criança tão inquieta deixa de correr. Aquele outro, tão bom aluno e sempre atento na sala de aula, perde a concentração e baixa o rendimento. Se cansam facilmente, fadigam, não prestam atenção, tem dores nas articulações e doenças gastrointestinais. Ou tudo isso de uma só vez. Assim se manifesta a covid persistente nas crianças. Uma amálgama de sintomas que persistem no tempo. A má noticia é que não há um tratamento protocolar e nem explicação.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os cientistas não tem acordo nem sobre a prevalência.

A covid infantil se expande mais rápido que as pesquisas sobre ela. A comunidade científica nem sequer se colocou de acordo sobre sua prevalência - proporção de pessoas que a sofrem, comparada com a população total de referência. Há pesquisas que dizem que a prevalência é de 4%, mas há outras que demonstram que chega a 66%. Em suma, não sabem.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não explicam para adultos e nem para crianças.

A OMS destacou uma definição para a covid persistente de adultos no fim do ano. Diz que é uma sintomatologia inespecífica e variada que arrastam pessoas que se infectaram pela covid por mais dois ou três meses após a infecção atingir o pico e que não se pode explicar com outro diagnóstico. De novo, disse que a covid persistente existe mas não tem explicação. Se para adultos que sabem verbalizar suas dores já é difícil, pior para as crianças. Fica ainda mais complicado porque as crianças podem passar a fase aguda da infecção sem apresentar sintomas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Três estudos referenciais, nenhum conclusivo.

Os estudos suíços dizem que 4% das crianças que passaram pela covid, apresentavam sintomas mais de 12 semanas após a infecção. Tinham muito cansaço, mais necessidade de dormir e dificuldade de concentração. Os estudos vindos da Itália apontam um número elevadíssimo de covid persistente. Diz que 27% das crianças que tiveram covid apresentam sintomas após 120 dias. Os ingleses vão no sentido inverso: o percentual  de crianças com  covid persistente é baixíssimo. Os ingleses afirmam que só 1,8% terão a persistência dos sintomas. Só há uma saída plausível: vacinar as crianças. Ou preparem-se para a possibilidade de ver seus filhos sofrendo.

Nos siga no Google Notícias