ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Boa Imagem

Saiba quais as mensagens que seu corpo transmite

A linguagem corporal é responsável por validar as palavras ditas e melhorar a comunicação

Larissa Almeida (*) | 21/12/2021 16:30

Quando nossas palavras dizem uma coisa, mas nossa linguagem corporal transmite outra, a comunicação é falha. Por isso, conhecer algumas contradições entre o que é dito e os gestos das pessoas nos ajuda a melhorar nossas relações pessoais e profissionais. Alguns movimentos são verdadeiras barreiras de comunicação e demonstram para o nosso interlocutor que não estamos interessados no que ele está falando.

Seu corpo transmite mensagens o tempo todo, mesmo que você não esteja falando nada.
Seu corpo transmite mensagens o tempo todo, mesmo que você não esteja falando nada.

Gestos fechados 

Cruzar os braços na frente do corpo pode até ser uma posição confortável em algumas ocasiões, como no caso de uma dor nas costas, mas é sempre visto como uma barreira de comunicação. O observador o perceberá como uma pessoa fechada às suas ideias e que demonstra pouco interesse no que lhe é dito. Os homens, principalmente, costumam cruzar as mãos em frente ao corpo - a famosa posição do zíper enguiçado - quando têm que fazer um discurso, ou em situações semelhantes, e isso revela sentimentos como vulnerabilidade e insegurança. Ficar tocando no próprio corpo, cabelos, braços, ou colocar objetos na boca, transmite nervosismo. Mãos nos bolsos ou escondidas atrás do corpo devem sempre ser evitadas. Transmitem para o outro desconfiança, sinal de que você pode estar escondendo algo. Olhar em outras direções, como para o relógio ou celular, também demonstra falta de interesse naquela conversa.

Gestos abertos

 Olhar nos olhos das pessoas com as quais conversamos é fundamental para criar conexão e empatia. Balançar o rosto em sinal de SIM algumas vezes durante a conversa incentiva a cooperação e a concordância, e esboçar um sorriso sempre que for conveniente pode provocar maravilhas. A ciência já provou que quanto mais você sorri, mais respostas positivas obtém das outras pessoas. Existem inúmeras pesquisas que demonstram - de maneira convincente - o poder da linguagem corporal. Prestar atenção nos gestos é treino, então é importante praticar. Não tenha dúvidas de que conhecer-se melhor e conhecer melhor os outros é fundamental para aprimorar o relacionamento com as pessoas.

(*) - Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

(Imagem: Shutterstock)

Nos siga no Google Notícias