ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Boa Imagem

Sabotadores de imagem no mercado de trabalho

O que você demonstra através do que você veste?

Larissa Almeida (*) | 11/01/2022 10:00

Há um velho ditado que diz “Vista-se para o trabalho que você quer ter, e não para o que você tem”. Se você acredita que a aparência profissional não é de fator importante e o que vale mesmo é apenas a competência, tente rever seus conceitos. Além disso, quando achamos que estamos bem-vestidos, conquistamos melhores resultados porque nos tornamos mais confiantes.

Pesquisa feita por Michael W. Kraus, professor assistente de comportamento organizacional na Yale School of Management, e publicada pelo The Wall Street Journal, mostrou que pessoas que se vestem bem são mais competitivas e demonstram melhor desempenho nas tarefas.

O estudo colocou 128 homens com idades entre 18 e 32 anos, origens e níveis de renda diversos, em negociações simuladas de compra e venda para verificar se o uso de tipos específicos de roupas afetava os resultados. Os que se vestiram com calças de moletom e sandálias de plástico tiveram um lucro médio teórico de US $ 680.000, enquanto o grupo que vestiu terno obteve um lucro médio de US $ 2,1 milhões.

Os vestidos mais casualmente tendem a recuar mais facilmente do outro lado da mesa, diz o estudo. Os vestidos mais formalmente se tornam cientes do respeito que estão recebendo e, também, se tornam mais fortes, de acordo com Kraus.

A imagem profissional compreende os aspectos da aparência, comportamento e comunicação e conseguem representar a sua personalidade e competência no ambiente de trabalho. Sua aparência, reputação, conhecimento, postura e mentalidade afetam a forma que os outros te enxergam.

Vestir-se e se comportar de acordo com o cargo que se ocupa conta muitos pontos para o profissional. Além disso, a falta de uma boa imagem dos colaboradores pode influenciar de maneira negativa na credibilidade e na avaliação da empresa para os concorrentes e para os clientes.

Os Sabotadores de Imagem

Existem alguns códigos visuais que transmitem credibilidade e profissionalismo e outros que transmitem desleixo ou sensualidade, por exemplo. Mesmo em profissões ou empresas mais informais, alguns tipos de vestimenta devem ser utilizados com cuidado.

O que sugiro evitar na vestimenta para o trabalho: roupas muito justas, amassadas ou desgastadas, decote abaixo da linha das axilas, alça do sutiã ou a lingerie aparecendo.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Blusas regatas para homens e de alças muito finas para mulheres, saias curtas, shorts, calças jeans com rasgos ou muita lavagem e sapatos como chinelos, rasteiras e tênis de academia. Cuidado também para a limpeza diária dos calçados que usa no trabalho.

E se usar uniforme, verifique se está em boas condições de conservação, se está limpo e bem passado e o combine com sapatos/calças adequados ao ambiente de trabalho.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Principalmente nas áreas que lidam com atendimento ao público, usar as vestimentas acima podem transmitir mensagens erradas e criar barreiras de comunicação.


Todos nós buscamos ser reconhecidos no mercado de trabalho pelas nossas competências e habilidades, e se vestir de acordo com o ambiente e o cargo que ocupa vai te ajudar a transmitir essas mensagens corretamente.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

Nos siga no Google Notícias