ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Amor em 4 Patas

Enxoval para cãozinho: uma lista para seu bebê pet

Dra. Larissa Meurer (*) | 22/12/2021 10:00

Só de pensar em pegar um novo bebe pet pra casa o coração já bate mais forte de ansiedade, com você também foi assim? Afinal eles trazem alegria pra casa, o "pedacinho de estresse" que amamos.

Pegou o filhote, e agora? O que comprar? O que fazer? 

É pra isso que estou aqui, pra facilitar a sua compra vou te passar os itens mais importantes no enxoval do cãozinho.

Coleira/Medalha de identificação

A coleira bordada ou a medalha gravada deve ter o nome do pet e o seu telefone com DDD, e legível. Centenas de animais se perdem todos os dias e sempre pensamos que com a gente não vai acontecer, é algo que não conseguimos prever , se conseguíssemos com certeza iriamos evitar, mas esse tipo de coisa geralmente acontece quando o tutor não está olhando, questão de segundos, quando entra um prestador de serviço e deixa o portão meio aberto, quando abre o portão do carro, ou quando tem outras pessoas na casa. Quem achar seu pet ficará constrangido de não te ligar caso veja seu número ali, afinal poucas pessoas roubam animais, a maioria quer devolver mas não sabe como.

 Muitos brinquedos 

Já viu casa com criança? Sempre lotada de brinquedos não é? Assim deve ser a casa de quem está com filhote. É muito entediante não ter nada pra fazer o dia todo, por isso alguma coisa seu pet vai querer colocar os dentinhos, sendo assim melhor que seja nos próprios brinquedos do que nas suas coisas rsrsrs Todo pet ama brincar independente da idade, você só precisa descobrir do que seu pet gosta de brincar! Pensa comigo, se tiver 1 brinquedo e seu chinelo, o cãozinho vai um pouco no brinquedo e depois no seu chinelo. Mas, e se tiver vários brinquedos além do seu chinelo, concorda que as chances de ir no chinelo diminuem? Cães e gatos que possuem algo pra fazer são muito mais inteligentes do que aqueles que não fazem nada.

Pipeta repelente 

Nosso Estado MS é área endêmica de leishmaniose, uma doença sem cura, que pode passar pra pessoas. Morar em área endêmica significa que todos os cães que moram aqui vão ter contato com a doença e nesse momento seu pet precisa estar protegido.

Aos 4 meses de idade ele pode tomar a vacina de leishmaniose, aos 3 meses de idade ele pode usar a coleira repelente, mas e antes disso? Antes disso ele já pode ser infectado e o que pode ser usado nessa idade é a pipeta repelente, um óleo que passa na parte de cima do pescoço do seu cãozinho. Pode e deve ser usado a partir de 30 dias de idade.

Em área endêmica 1 tipo de proteção não é suficiente, por isso mesmo que seu pet tenha mais de 4 meses e seja vacinado, use também a pipeta ou a coleira. Não se esqueça no momento da compra de verificar se a pipeta realmente protege contra os mosquitos ou somente contra carrapatos e pulgas.

Banho a seco

Filhotes antes de completarem todas as vacinas múltiplas (V10, por exemplo) ainda não possuem imunidade totalmente formada, e é por isso que recomendo o banho tradicional com água apenas depois de tomar todas as doses, afinal o que pra um adulto é só um resfriado, para filhotes pode evoluir pra pneumonia.

É cientificamente comprovado que banho é um fator estressante e o estresse abaixa imunidade, no cãozinho que já não possui imunidade completa, o melhor é evitar o banho. No vídeo abaixo vou te ensinar 3 formas diferentes de usar o banho a seco, espero que goste:

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias