ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Polícia Federal vai para área de conflito em Amambai

Ao todo, nove pessoas ficaram feridas, entre elas, seis jovens indígenas e três policiais militares

Lucia Morel | 24/06/2022 14:45
Uma das vítimas atingidas por disparos de arma de boracha durante confusão. (Foto: Redes sociais)
Uma das vítimas atingidas por disparos de arma de boracha durante confusão. (Foto: Redes sociais)

A Polícia Federal vai até a área de conflito em Amambai, a 360 Km de Campo Grande, onde nove pessoas ficaram feridas, entre elas, seis jovens indígenas e três policiais militares do Batalhão de Choque. A informação foi confirmada pelo MPF (Ministério Público Federal) ao Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

Em nota, a Polícia Federal disse que "compete à Polícia Federal apenas garantir a integridade de “comunidades indígenas”, quando estas se encontrarem em risco" e que a Polícia Militar teria sido chamada para "evitar a invasão de uma fazenda por indígenas".

"No momento, equipes da Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã, responsável pela circunscrição do município onde ocorre o conflito, estão na região avaliando a situação", destaca nota.

No local, a comunidade indígena ocupou área de Fazenda VT Brasil, conhecida como Borda da Mata, que é considerada tradicional. Chamada de Guapoy, a localidade teria sido subtraída parte da reserva indígena de Amambai, que é a segunda maior de Mato Grosso do Sul em termos populacionais, com quase 10 mil indígenas.

O ataque que deixou indígenas feridos teria sido após ação da Polícia Militar, que teria disparado balas de borracha para dispersar os ocupantes. Conforme o Cimi, há relatos de que há dois indígenas mortos, mas não há confirmação.

Os indígenas entraram na terra ontem à tarde com parte das ações de protesto contra o marco temporal, que teve ontem ato político em Brasília. No início do mês, o STF (Supremo Tribunal Federal) retirou de pauta o julgamento do Recurso Extraordinário 1.017.365, que definirá o futuro da demarcação das terras indígenas em todo o país. O julgamento entraria em pauta nesta quinta-feira, 23/06, porém a votação foi adiada pela terceira vez.

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul não falou sobre o confronto, mas convocou a imprensa para coletiva na tarde desta sexta-feira, às 16 horas.

Matéria editada às 16h25 para acréscimo de nota da Polícia Federal.

Nos siga no Google Notícias