ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Paraguai e Brasil iniciam 28ª fase de operação para eliminar roças de maconha

Equipes da Senad com apoio de dois helicópteros da Polícia Federal iniciaram ações ontem na fronteira com MS

Helio de Freitas, de Dourados | 17/11/2021 08:16
Ao lado de helicópteros da PF, policiais se preparam para a 28ª fase da Nova Aliança. (Foto: Divulgação)
Ao lado de helicópteros da PF, policiais se preparam para a 28ª fase da Nova Aliança. (Foto: Divulgação)

Começou nesta terça-feira (16), a 28ª fase da Operação Nova Aliança, desencadeada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) para eliminar roças de maconha na linha internacional do Paraguai com Mato Grosso do Sul. A ação conta com apoio de dois helicópteros da Polícia Federal.

A investida da agência antidrogas ocorre em vários pontos do departamento (equivalente a estado) de Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero, cidade separada por uma rua de Ponta Porã (MS).

Segundo a Senad, o objetivo da megaoperação, apoiada também por helicópteros das Forças Armadas do Paraguai, é eliminar grandes roças de maconha e afetar significativamente a estrutura que financia o narcotráfico na fronteira.

O primeiro dia da operação foi concentrado na zona conhecida como Santa Ana, onde dez acampamentos usados para processamento da maconha foram destruídos, assim como 3.670 quilos da droga já pronta para ser enviada ao Brasil.

Também foram cortadas e queimadas roças de maconha que ocupavam 17 hectares no meio de matas. Levando em conta que cada hectare rende em média três toneladas, a Senad estima em 54 mil quilos a quantidade de droga destruída no primeiro dia. O prejuízo ao tráfico chega a 1,6 milhão de dólares.

A Senad informou que a 28ª edição da Nova Aliança se estenderá por vários dias em diferentes regiões de Amambay. Só neste ano, a ação conjunta com a Polícia Federal já destruiu 2.065 hectares de roças de maconha, que produziriam seis milhões de quilos da droga.

Nos siga no Google Notícias