ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Mantida prisão de médico acusado de agredir esposa

A decisão, tomada em regime de plantão judiciário, foi da juíza Melyna Machado Mescouto Fialho

Viviane Oliveira | 09/01/2022 10:05
Imagen da lesão causada na perna da vítima foi anexada no auto de prisão em flagrante (Foto: reprodução)
Imagen da lesão causada na perna da vítima foi anexada no auto de prisão em flagrante (Foto: reprodução)

O médico e ex-secretário de Saúde de Dourados, Renato Oliveira Garcez Vidigal, de 36 anos, vai continuar atrás das grades. Ele foi preso em flagrante na sexta-feira (7), depois de agredir e ameaçar a esposa, também médica, de 31 anos. O caso ocorreu em um hotel na cidade de Bonito.

A decisão, tomada em regime de plantão judiciário, foi da juíza Melyna Machado Mescouto Fialho em audiência de custódia realizada ontem (8). No mesmo dia, a defesa do médico havia entrado com pedido de liberdade provisória.

No requerimento, o advogado alegou que o cliente tem residência fixa e exerce atividade lícita, de médico intensivista responsável pela UTI de um hospital de Corumbá. “Onde só neste mês de janeiro possui dezenas de plantão”, declarou a defesa em trecho do pedido de liberdade. O médico também se comprometeu a deixar imediatamente, assim que saísse da cadeia, a casa onde vive com a vítima.

Argumento que não convenceu a juíza. “Neste ponto, ouso esclarecer que o fato do conduzido ser médico e ostentar cargo de relevância, na UTI de hospital de Corumbá, não é suficiente para a concessão de sua liberdade provisória, especialmente quando sua prisão fora motivada segundo os elementos de informação, por ato a ele imputado, ciente de suas responsabilidades funcionais”, decidiu a juíza.

Um dos pontos utilizados pela juíza para manter Renato preso foi de que o médico já responde por crime da mesma natureza cometido contra a vítima, registrado no ano passado no município de Ponta Porã. “Logo, não seria esse o primeiro episódio de violência entre o casal, que ao que parece, vem evoluindo progressivamente”, escreveu a magistrada.

Ex-secretário de saúde em uma das suas entrevistas quando ocupava o cargo (Foto: divulgação/Assecom)
Ex-secretário de saúde em uma das suas entrevistas quando ocupava o cargo (Foto: divulgação/Assecom)

Caso - Conforme o boletim de ocorrência, o fato ocorreu quando o casal estava na piscina do hotel e a mulher questionou o médico generalista sobre acidente de trânsito ocorrido com os dois um dia antes. Irritado com a pergunta, ele apertou a perna da companheira e depois jogou bebida no rosto dela.

A mulher, então, foi para o quarto do hotel pegar o celular e acabou seguida pelo médico. Ele ainda fez ameaças até para o filho dela, de sete anos. A Polícia Militar foi acionada e o ex-secretário acabou preso em flagrante por lesão corporal e ameaça, no âmbito da violência doméstica. A vítima disse que estava com medo e pediu medida protetiva.

Versão do autor - Em depoimento à polícia, Renato disse que estava sentado com a esposa em uma mesa próximo à piscina, quando a mulher começou a acusá-lo de ter causado um acidente de trânsito no dia anterior, propositalmente.

Segundo ele, a vítima insistiu no assunto por diversas vezes e passou a “cravar” a unha e arranhar a sua perna, desferindo chutes. Indagado se havia agredido a médica, disse que apenas a segurou pelo braço e se afastou. Quanto às ameaças que mataria a mulher e o filho dela caso a polícia fosse chamada, respondeu: “jamais”.

Alvo de operação - Renato ficou à frente da Secretaria Municipal de Saúde entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, durante a gestão Délia Razuk. Ele foi alvo da Operação Purificação, que investigou esquema de corrupção na pasta a qual comandava e chegou a ser preso pela Polícia Federal em novembro de 2019.

O ex-secretário foi condenado em março do ano passado a 11 anos de prisão e devolução aos cofres públicos de valores superiores a R$ 500 mil. Atualmente ele atua em um hospital particular em Corumbá.

Nos siga no Google Notícias