ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Indígenas são baleados durante confronto em fazenda de Amambai

Vídeo mostra mulher sangrando e, de acordo com o Choque, 3 policiais também ficaram feridos

Liana Feitosa | 24/06/2022 12:42


Acabou em confronto a disputa de terra por indígenas guarani kaiowá e policiais, no território de Guapoy, em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande. Na quinta-feira (23), o grupo entrou na área e hoje (24), equipes do Batalhão de Choque foram até o local. Nas redes sociais, vídeos com 2 pessoas feridas foram divulgados. Pelo menos uma indígena foi baleada. De acordo com o Choque, 3 policiais foram alvejados.

“Urgente e emergencial! Socorro de assistência médica e ambulância! Tropas de choque da Polícia Militar de MS, sem ordem judicial, atacam, fazem chacina e ferem. Ação genocida neste momento contra comunidade Guarani e Kaiowa no município de Amambai, Guapo'y Mirim. Dezenas de indígenas feridos e desaparecidos, e mortos. Precisamos de assistência médica e ambulância. Pedimos justiça”, diz uma das publicações na página @atyguasu, mantida por representantes do povo Kaiowá e Guarani.

Em outra publicação, feita ontem logo após a ocupação da área na página @atyjovemgk, também no Instagram, mantida pela juventude Guarani Kaiowá de MS, os indígenas afirmaram sentirem medo de “que fazendeiros possam forçar um novo despejo”.

Motivos - “Por razões de os indígenas já terem sofridos ataques anteriormente - na primeira retomada -, eles temem que fazendeiros possam forçar um novo despejo. Para os Guarani Kaiowá, Guapoy é parte de um território tradicional que lhes foi roubado quando houve a subtração de alguns hectares da reserva de Amambai. Os Guarani Kaiowá clamam atenção e exigem proteção às suas vidas e seus direitos”, diz a publicação.

Ao Campo Grande News, o Batalhão de Choque confirmou que equipes foram até o local. De acordo com os policiais, foram recebidos a tiros quando se aproximavam de uma fazenda no município de Amambai e três policiais foram baleados.

Nos siga no Google Notícias