ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

"Choque foi atender denúncia de tráfico", alega Sejusp sobre confronto com morte

Sejusp apresentou essa versão mesmo 1 dia após fazendeiro registrar ocorrência sobre invasão da área

Caroline Maldonado e Mirian Machado | 24/06/2022 17:05
 Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, em entrevista coletiva à imprensa hoje (Foto: Kísie Ainoã)
 Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, em entrevista coletiva à imprensa hoje (Foto: Kísie Ainoã)

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, negou que o Batalhão de Choque da Polícia Militar tenha ido a Amambai, a 351 quilômetros da Capital, para atender ocorrência de invasão em fazenda. Apesar do boletim de ocorrência registrado na quinta-feira (23) comunicando a ocupação de indígenas na fazenda Borda da Mata, em entrevista coletiva, o secretário disse que a PM foi acionada por proprietários rurais por conta de tráfico de drogas e furtos em uma área que fica perto da aldeia. O Choque foi surpreendido por indígenas e revidou, segundo o secretário.

Com 11 feridos, sendo oito indígenas e três policiais, a situação continua tensa com conflitos no local. O secretário disse que cem militares estão no local e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), já envia reforço. Seis viaturas da Polícia Federal estão a caminho da cidade, que fica a 351 quilômetros de Campo Grande.

Um helicóptero que levava militares de reforço foi atingido por tiros, conforme o secretário. “Não é uma reintegração de posse. Tem muitas pessoas do tráfico em Amambai, por isso reforçamos a segurança levando o Choque, que é especializado. Porém, quando chegaram, foram recebidos a tiros. Nunca tivemos problemas em Amambai. Era uma aldeia pacífica. Isso se iniciou há pouco tempo, após a eleição acirrada pela liderança", disse Videira.

Helicóptero que levava policiais militares foi atingido por tiros em conflito que continua nessa tarde (Foto: Divulgação/Sejusp)
Helicóptero que levava policiais militares foi atingido por tiros em conflito que continua nessa tarde (Foto: Divulgação/Sejusp)

Ignorando os relatos de fazendeiros sobre conflito por posse de terra, o secretário disse ainda que a polícia recebeu informações de que alguns indígenas paraguaios que trabalham no tráfico de maconha causaram insegurança inclusive entre os índios da região e isso gerou o conflito.

“E lideranças já tinham pedindo apoio da segurança, reclamando de usuários de drogas. Hoje, foi a tropa de Choque, que dias atrás já tinha atuado lá e obteve sucesso. As lideranças reclamam de jovens usuários de drogas e consumo excessivo de álcool, instalando a insegurança entre os povos indígenas. A propriedade é próxima das aldeias. Como são crimes comuns, a competência é nossa [Polícia Militar]”, disse o secretário.

O responsável pela Sejusp garante que "dentro da aldeia, o cacique já tinha reclamado que havia pessoas que não eram dali e que estavam utilizando armas espalhando a violência ali dentro. "Havia indígena contra indígena”.

 O secretário negou que tenha informações de mortes até agora, como o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) divulgou. “Não temos informação de morte. Há pessoas feridas. Não se sabe se são indígenas ou paraguaios. Dois foram transferidos para Ponta Porã”, detalhou.

Nos siga no Google Notícias