ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Empregos

Concurso para juiz leigo atrai 699 candidatos para salário de R$ 12 mil

Candidatos usam prova para conseguir um trampolim para a magistratura no Tribunal de Justiça

Gabriela Couto e Cleber Gellio | 05/12/2021 12:56
Candidatos passam por aferição da temperatura antes de entrar no local da prova na Capital. (Foto: Marcos Maluf)
Candidatos passam por aferição da temperatura antes de entrar no local da prova na Capital. (Foto: Marcos Maluf)

Ao todo 699 advogados participam neste domingo (05) do processo seletivo simplificado unificado para juiz leigo em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Nova Andradina e Paranaíba. Na disputa estão 24 vagas de cadastro de reserva e salário que pode chegar a R$ 12.104,02. São mais de 29 candidatos por vaga.

Na Capital candidatos estavam otimistas com a possibilidade da aprovação após anos de estudos. Este é o caso do advogado ambientalista, Jeann Citadim, 32 anos. "Nos meus dois últimos anos tenho me dedicado em período integral para esse concurso. Estou bastante confiante", afirmou.

Ele acredita que a pandemia da covid-19 afetou o emocional dos concorrentes e isso pode atrapalhar a prova. "Nesse período de pandemia temos que ficar tranquilos porque afeta muito o psicológico das pessoas. Isso influencia muito, além do dia a dia da nossa profissão que é bastante estressante", acrescentou.

No primeiro período da avaliação os candidatos terão até às 14h30 para dissertar um projeto de sentença. Nessa etapa, todos podem consultar o material de apoio Vade Mecum, sem colocar as citações. Depois, das 14h45 às 18h15, o desafio será a prova objetiva com 60 questões. A situação pegou a candidata Alessandro Pereira, 35 anos, de forma desprevenida. A advogada civil é de Sidrolândia, localizada a 71 km de Campo Grande, e teve que correr para ter a ajuda do livro.

"Meu marido foi ao shopping comprar o meu material de apoio. Não estava muito claro no edital que podia trazer meu Vade Mecum. Agora tive que ir às pressas comprar um e ter mesmas condições dos meus concorrentes", disse ela que conseguiu entrar com o material a tempo dos portões fecharem.

Candidatos pediram ajuda para familiares levarem o livro Vade Mecum para conseguir escrever a sentença que faz parte da prova. (Foto: Marcos Maluf)
Candidatos pediram ajuda para familiares levarem o livro Vade Mecum para conseguir escrever a sentença que faz parte da prova. (Foto: Marcos Maluf)

Já o advogado civil Diego Herradon, 35 anos, afirmou que vai conseguir ser aprovado para realizar seu grande sonho profissional. "Estou bastante confiante e o curso de juiz leigo servirá como uma escada e um trampolim para minha magistratura", pontuou.

Desde 2017 ficou estabelecido que juiz leigo deixaria de ser nomeado e passaria a ser convocado por um processo de seleção. Neste ano a responsável pelo certame é o Instituto Consulplan. Os aprovados poderão atuar pelos próximos quatro anos na função, em juizados específicos e causas de menor porte.

O juiz leigo é considerado um auxiliar da justiça, sendo esta, a principal diferença do Juiz de Direito, ou Juiz Togado, que possui seus direitos garantidos no artigo 95 da Constituição.

Nos siga no Google Notícias