ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeito descarta passaporte vacinal e critica "faltosos"

Marquinhos diz que passaporte será exigido em eventos da prefeitura: "De resto, só posso recomendar"

Silvia Frias e Cleber Gellio | 30/11/2021 10:44
Reunião esta manhã, no gabinete, discutiu medidas de segurança contra covid. (Foto: Paulo Francis)
Reunião esta manhã, no gabinete, discutiu medidas de segurança contra covid. (Foto: Paulo Francis)

A prefeitura de Campo Grande ratificou decisão de não exigir passaporte vacinal em eventos particulares, mas apenas a recomendação da medida. Segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD), como medidas de biossegurança, serão adotadas fiscalizações no aeroporto e rodoviária, além do cancelamento do Réveillon e Carnaval 2022.

Embora tenha considerado a “situação gravosa”, com base nas recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e citado as medidas tomadas por países da Europa – que adotaram passaporte vacinal – Trad disse que não pode fazer o mesmo em Campo Grande.

Índice de pessoas que deixaram de se vacinar na Capital. (Foto: Paulo Francis)
Índice de pessoas que deixaram de se vacinar na Capital. (Foto: Paulo Francis)

“Eu não posso exigir das empresas, mas orientar”, justificou Trad em reunião esta manhã, no gabinete, com membros do Ciev (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde).

O prefeito disse que os promotores de eventos que exigirem a vacinação completa podem estar em vantagem. “Se eu tivesse que escolher entre dois eventos, um que exija o passaporte, outro que não exija, eu levaria minha esposa e minhas filhas no que que exige”, disse Trad.

Nos eventos particulares, mantêm-se as medidas de biossegurança já exigidas: limite máximo de público, distanciamento e uso obrigatório de máscara de proteção individual.

O prefeito reforçou que o passaporte vacinal será exigido em eventos públicos, como nos shows previstos no Natal. Medidas de biossegurança para os eventos preveem a distribuição dos ingressos duas horas antes do início, como forma de evitar aglomeração.

Além disso, dos 1 mil ingressos previstos, 500 serão dados a alunos das escolas municipais e, por isso, apenas a metade estará disponível ao público em geral no dia do evento.

Prefeito critica "comodismo" dos que não foram se vacinar. (Foto: Paulo Francis)
Prefeito critica "comodismo" dos que não foram se vacinar. (Foto: Paulo Francis)

Comodismo - Durante a reunião, a superintendente de Vigilância Sanitária da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Veruska Lahdo, apresentou dados sobre a vacinação em Campo Grande e o número de pessoas que não tomaram as doses.

Os faltantes da 1ª dose com idade de 12 anos ou mais chegam a 35.395 pessoas. Da 2ª dose, são 60.873 pessoas e, da dose de reforço que já poderiam ter tomado, 24.274 pessoas.

“A nossa comunidade está num comodismo preocupante, 10% dos que tomaram a 1ª dose não retornaram para a 2ª”, criticou o prefeito, acrescentando que a estrutura de imunização conta com mais de 70 unidades de saúde, drives e ações itinerantes. “Mesmo assim, as pessoas não vacinam”.

De acordo com dados apresentados na reunião, Campo Grande registra de 2 a 4 mortes por semana. A cada 100 coletas para exame, 8 são positivas para covid-19. Dos 358 leitos de UTI disponíveis, 168 estão ocupados para pacientes de covid e outras doenças.

Ômicron – Veruska Lahdo disse que está sendo feito monitoramento, em comunicação dos Cievs de todo o País para mapear a possível entrada da nova variante do coronavírus, que emitiu alerta mundial. A varredura começa por São Paulo, por ser estado com voos diretos para Campo Grande. Até agora, há caso suspeito de brasileiro que voltou da África do Sul.

Nos siga no Google Notícias